Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Quatro municípios do Alentejo lançam projeto para aumentar reciclagem

O projeto 'Separar Sem Parar' é uma iniciativa da Associação de Municípios do Alentejo Central.

Quatro municípios do Alentejo lançam projeto para aumentar reciclagem
PIXABAY

Quatro municípios dos distritos alentejanos de Beja e de Évora lançaram um projeto para “cumprir as metas em termos de gestão de resíduos” e criar uma resposta “que potencie mais reciclagem”, foi hoje anunciado.

O projeto ‘Separar Sem Parar’ é uma iniciativa da Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL) e vai abranger os concelhos de Cuba e Vidigueira (no distrito de Beja), Portel e Viana do Alentejo (no distrito de Évora).

Em comunicado enviado à agência Lusa, a AMCAL explicou que o projeto visa “a passagem para um sistema de recolha de resíduos mais próximo das populações”.

O objetivo é “cobrir 90% do território" da associação "e dotá-lo de recolha seletiva porta a porta”, reforçou.

Nesse sentido, estão a ser distribuídos, “gratuitamente”, três contentores por alojamentos residenciais e não residenciais, “que serão recolhidos porta a porta em dias e horários preestabelecidos”.

A distribuição dos contentores teve início neste mês de julho, nas localidades de Faro do Alentejo (concelho de Cuba) e Santana (concelho de Portel), seguindo-se Alcáçovas (concelho de Viana do Alentejo) e Vidigueira.

Antes, durante junho, a AMCAL promoveu “ações de capacitação e sensibilização junto das equipas de trabalho e comunidade em geral”, lê-se na nota.

Segundo a associação, através do ‘Separar Sem Parar’ será possível “cumprir as metas em termos de gestão de resíduos” e “criar uma resposta que potencie mais reciclagem, mais proximidade e um serviço de maior qualidade”.

A AMCAL foi constituída em 1991 e é formada pelos municípios de Cuba, Alvito e Vidigueira (distrito de Beja), Portel e Viana do Alentejo (distrito de Beja).