Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Aeroporto: António Costa e Pedro Nuno Santos reunidos em São Bento

Reunião acontece depois do primeiro-ministro ter revogado o despacho do ministro das Infraestruturas sobre o novo aeroporto para a região de Lisboa.

Aeroporto: António Costa e Pedro Nuno Santos reunidos em São Bento
ASSOCIATED PRESS

António Costa e Pedro Nuno Santos estão em São Bento para se reunirem, apesar do encontro não ter sido anunciado oficialmente. Surge depois da polémica que se instalou com o primeiro-ministro a desautorizar, esta quinta-feira de manhã, o ministro das Infraestruturas que ontem anunciou ao país que o Governo já tinha uma solução aeroportuária para a região de Lisboa.

Ao final da manhã desta quinta-feira, António Costa recusou comentar o assunto, justificando que por estar fora do país - em Madrid a participar na Cimeira da NATO - não iria fazer comentários sobre assuntos internos fora de Portugal. Entretanto, o primeiro-ministro já regressou e este encontro poderá definir o futuro de Pedro Nuno Santos no Governo, depois de praticamente todos os partidos da oposição terem já exigido a demissão do ministro. 

Na quarta-feira, o Ministério das Infraestruturas divulgou que a nova solução aeroportuária para Lisboa passava pela construção de um novo aeroporto no Montijo até 2026 e por encerrar o aeroporto Humberto Delgado, quando estivesse concluído o de Alcochete, em 2035.

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, assumiu esta solução em entrevistas à RTP e à SIC Notícias.

Já esta manhã, o primeiro-ministro “determinou ao ministro das Infraestruturas e da Habitação a revogação do despacho ontem [quarta-feira] publicado sobre o novo aeroporto da região de Lisboa”.

No comunicado, o primeiro-ministro “reafirma que a solução tem de ser negociada e consensualizada com a oposição, em particular com o principal partido da oposição e, em circunstância alguma, sem a devida informação previa ao Presidente da República”.

“Compete ao primeiro-ministro garantir a unidade, credibilidade e colegialidade da ação governativa. O primeiro-ministro procederá, assim que seja possível, à audição do líder do PSD que iniciará funções este fim de semana para definir o procedimento adequado a uma decisão nacional, política”, lê-se no comunicado.