Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Bono fala sobre o meio-irmão que desconhecia ter

Só em 2000 é que o vocalista dos U2 descobriu que o seu pai tinha um outro filho.

Bono fala sobre o meio-irmão que desconhecia ter
John Hewson/Cortesia da Penguin Random House Grupo Editorial

No programa de entrevistas da BBC, já com 80 anos de existência, "Desert Island Discs", Bono falou do meio-irmão que desconhecia ter até ao ano de 2000, quando tinha 40 anos. 

Esse meio-irmão é filho do pai de Bono. "Posso dizer que o meu pai tinha uma amizade muito íntima com esta bonita mulher, que era parte da familia. E, entretanto, tiveram um filho, que foi guardado em segredo" - revelou Bono,a Lauren Laverne, a atual apresentadora do "Desert Island Discs", desde 1967 a ser emitido na BBC Radio 4. Nem a mãe, nem Bono, nem o seu irmão Norman sabiam deste outro irmão.

Em 2000, um ano antes de morrer do pai morrer, Bono teve uma conversa com ele. "Ele não estava a pedir desculpas, estava apenas a apresentar os factos. E eu estou em paz com isso", adiantou Bono. 

Bono recordou a perda da sua mãe quando tinha apenas 14 anos de idade - a morte da mãe aos 14 anos e "a sua ausência tornaram-se uma inspiração", sobretudo para o álbum dos U2 "Songs of Innocence" (de 2014) - e a relação turbulenta que teve com o pai a partir de então. "A sua cabeça estava noutro lado". "Ele estava a lidar com outros assuntos na sua vida. Sinto que eu não estava do lado dele, como devia ter estado”. Mais tarde, “pedi-lhe desculpa numa pequena capela em França, depois de ele ter morrido. Ajoelhei-me e pedi-lhe desculpa por não o ter apoiado mais”.

Bono fala ainda sobre outros episódio na sua vida, como a relutância do pai em conhecer Lady Di, até se cumprimentarem muito amavelmente nos camarins, na presença de Luciano Pavarotti - "700 anos de hostilidade entre irlandeses e ingleses sumiram-se em sete segundos".

Bono reconheceu também não conseguir funcionar sem a ajuda dos outros, o que me frusta bastante. Sinto-me abençoado por estar numa banda com o The Edge. É um dos músicos mais extraordinários desta época”. 

Com uma instabilidade de três homens em casa, Bono diz ter encontrado outra família "nos U2", que foram formados na mesma semana em que começou a sair com a mulher da sua vida, Ally, mãe dos seus quatro filhos.

E faz ainda o reconhecimento da influência dos Simple Minds no som dos U2 - "eles estavam no momento, onde quer que tocassem" – e por essa razão escolheu como uma das músicas que levaria para uma ilha o tema 'Someone Somewhere In Summertime' (single de 1982 dos Simple Minds).