Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Ed Sheeran pode receber cerca de 1 milhão de euros depois de ser absolvido da acusação de plágio

É o valor que foi decretado pelo juiz para cobrir os custos judiciais do processo. Quem paga é o queixoso.

Ed Sheeran pode receber cerca de 1 milhão de euros depois de ser absolvido da acusação de plágio
Cerimónia Brit Awards 2022 Epa/Lusa Neil Hall

O músico Ed Sheeran pode arrecadar 900 mil libras, cerca de 1 milhão de euros, para a cobertura dos custos judiciais do processo que, no final do mês de março, levou-o ao banco dos réus na sequência de uma acusação de plágio relativa ao êxito 'Shape Of You'. 

O artista britânico foi absolvido da acusação no passado mês de abril. Além de Sheeran, também John McDaid e Steven McCutcheon (coautores do single) tiveram de enfrentar a acusação feita por Sami Chokri, o homem que agora vai ter de lidar com a despesa. 

Chokri acusou os autores de 'Shape Of You' de terem usado uma parte do tema 'Oh Why', que lançou em 2015, na canção que Sheeran lançou em 2017. 

Depois de cerca de dez dias de audiências, o tribunal decidiu que o músico britânico não plagiou o tema - nem deliberadamente nem de forma inconsciente. 


"É muito penoso termos de nos defender de acusações de algo que nunca fizemos e nunca faremos", refere o comunicado divulgado pelos coautores de 'Shape Of You' logo depois de ter sido conhecida a decisão do tribunal. 

"Houve muito falatório sobre os custos desta acusação. Mas há mais custos além do custo financeiro. Há um custo criativo. Enquanto estamos envolvidos em processos legais não estamos a fazer música ou a dar concertos", continuava a nota.