Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Medicamento para diabetes proporciona perda de peso

Medicamento está a ser investigado clinicamente pelos seus efeitos no peso corporal em pessoas obesas e com sobrepeso.

Medicamento para diabetes proporciona perda de peso

Está a ser estudado um medicamento (Tirzepatide) para combater a obesidade e o excesso de peso. Desenvolvido pela empresa farmacêutica americana Eli Lilly and Company (Lilly), o tratamento consiste numa injeção uma vez por semana sob a pele, originalmente desenvolvida para o tratamento do diabetes tipo 2. 

Embora ainda não seja indicado para este uso, parece também promover a perda de peso, imitando os efeitos das hormonas naturais chamados incretinas. Essas hormonas reduzem o açúcar no sangue depois após a refeição, para além de regular os processos metabólicos relacionados à digestão. 

Os dados do último ensaio clínico foram originalmente divulgados pela Lilly no final de abril, mas agora foram apresentados com mais detalhes no simpósio da American Diabetes Association e passaram pela revisão de pares. 

De acordo com os investigadores, a cirurgia bariátrica "resulta na redução de peso de aproximadamente 25 a 30 por cento em 1 a 2 anos", enquanto no estudo atual, pouco mais de 36 por cento dos participantes que receberam 15 mg da medicação atingiram uma redução de peso de 25 por cento, ou mais, tornando o impacto do medicamento semelhante aos resultados da cirurgia invasiva. 

Jeff Emmick, médico de pesquisa clínica e vice-presidente de desenvolvimento de produtos da Lilly, afirmou que o "Tirzepatide é o primeiro medicamento experimental a garantir mais de 20% de perda de peso em média num estudo de fase 3."  

Os resultados do estudo SURMOUNT-1 estão previstos serem anunciados em 2023. 

Além da economia, os resultados impressionantes de medicamentos como a tirzepatide sugerem que em breve poderemos transformar o tratamento da obesidade – uma epidemia complexa e prejudicial que resistiu ao nosso controle por décadas. 

Os investigadores disseram que "se pudermos cumprir essa promessa e garantir acesso equitativo a esta nova geração de medicamentos para obesidade, podemos melhorar a saúde de milhões de pessoas em todo o mundo."