Ouça a Rádio Comercial nas nossas Apps

Viaduto Duarte Pacheco em Lisboa vai estar em obras

Empreitada deve arrancar no segundo semestre deste ano.

Viaduto Duarte Pacheco em Lisboa vai estar em obras
Redação / Agência Lusa

O Viaduto Duarte Pacheco (VDP), em Lisboa, vai ser alvo de obras de reabilitação e de reforço sísmico, orçadas em 6,9 milhões de euros, devendo a empreitada arrancar no segundo semestre deste ano, anunciou esta quarta-feira a Infraestruturas de Portugal (IP).

Em comunicado, a empresa indica que foi assinado o contrato para esta empreitada, sendo este remetido para o Tribunal de Contas para obtenção de visto prévio.

Segundo a IP, estão previstos "trabalhos de reabilitação geral da estrutura, em particular das pilastras P2 e P3, a repavimentação da camada de desgaste, bem como a pintura das superfícies de betão e dos elementos metálicos, de forma a aumentar a durabilidade da obra de arte, e garantir melhores condições de segurança".

O Viaduto Duarte Pacheco foi projetado em 1937 pelo engenheiro João Alberto Barbosa Carmona, tendo a obra sido executada entre abril de 1939 e dezembro de 1944.

Duarte Pacheco era o ministro das Obras Públicas na altura.

A estrutura, integralmente realizada em betão armado, divide-se em cinco partes: duas passagens superiores em arco (arcos laterais), uma sobre a linha de caminho de ferro e outra sobre a Avenida do Parque Florestal de Monsanto; dois viadutos com uma extensão de 85,80 metros entre eixos e uma passagem superior central (arco central) sobre a Avenida de Ceuta.