Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Morreu Vangelis aos 79 anos

O compositor grego tinha 79 anos.

Morreu Vangelis aos 79 anos
Facebook Vangelis

O compositor grego Vangelis Papathanassiou morreu aos 79 anos. A notícia foi avançada pela agência de notícias grega Athens. Segundo a agência noticiosa, que cita os advogados do compositor, Vangelis morreu na terça-feira. A causa da morte não foi divulgada. De acordo com os seus representantes, o músico estava internado num hospital em França. A imprensa grega adianta que Vangelis estaria infetado com Covid-19

O músico é o autor da banda sonora do famoso filme "Chariots of Fire" ("Momentos de Glória"), com o qual ganhou o Óscar para Melhor Banda Sonora em 1981. 

Vangelis também compôs para o realizador Ridley Scott, para o filme "Blade Runner" e para a película "1492: Conquest of Paradise" ("1492, Cristóvão Colombo"), cujo tema instrumental tem sido utilizado, ao longo do tempo, em campanhas eleitorais, eventos ou publicidade.

Kyriakos Mitsotakis, primeiro-ministro grego, reagiu à notícia na rede social Twitter: "Vangelis Papathanassiou já não está connosco. O mundo da música perdeu o artista internacional Vangelis". 

O célebre compositor nasceu em Vólos (norte de Atenas), a 29 de março de 1943. O autodidata iniciou a carreira -  muito marcada pelo uso de sintetizadores - nos anos sessenta. Em 1968, Vangelis fundou a banda de rock progressivo Aphrodite's Child juntamente com o músico Demis Roussos (vocalista), Loukas Sideras (Loukas Sideras) e Anargyros "Silver" Koulouris (guitarrista).

A estreia a solo foi em 1974 com o álbum "Earth". Vangelis chegou a participar nos ensaios da banda britânica de rock progressivo Yes, tornando-se amigo do vocalista daquele grupo, Jon Anderson.

Com Jon Anderson, o grego produziu os discos "Short Stories" (1980), "The Friends of Mr. Cairo" (1981), "Private Collection" (1983) e "Page of Life" (1991), bem como as coletâneas "The Best of Jon & Vangelis" (1984) e "Chronicles" (1994).