Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Banda que ganhou Eurovisão divulga vídeo gravado em vários locais da Ucrânia

Videoclip foi filmado em vários cenários de guerra.

Banda que ganhou Eurovisão divulga vídeo gravado em vários locais da Ucrânia
Luca Bruno/Associated Press

O grupo musical ucraniano Kalush Orchestra, que no sábado ganhou o Festival Eurovisão da Canção, divulgou hoje um vídeo com a canção vencedora, "Stefania", gravado em vários lugares do país devastado pela guerra, incluindo em Bucha.

O vídeo, publicado na plataforma Youtube, segue várias mulheres em uniforme, que percorrem o país em ruínas para ajudar meninas a procurar as suas mães, entre carros em chamas, edifícios destruídos pelas bombas, pontos de acolhimento de refugiados e comboios que os levam para lugar seguro.

Em imagens alternadas, o grupo interpreta a sua canção nesses mesmos lugares destruídos, nomeadamente na cidade de Bucha, a cidade próxima da capital onde foram descobertos centenas de cadáveres de civis, muitos com as mãos atadas.

A canção foi escrita a pensar na mãe do líder da banda, Oleh Psiuk, explica o texto que acompanha o vídeo.

“Embora não haja uma só palavra sobre a guerra na canção, muitas pessoas começaram a associá-la com a mãe Ucrânia. Além disso, a sociedade começou a chamar-lhe um hino da nossa guerra”, acrescenta o mesmo texto, que conclui: “Se ‘Stefania’ é o hino da nossa guerra, quero que se converta agora no da nossa vitória”.

A banda Kalush Orchestra venceu no sábado o Festival Eurovisão da Canção, que se realizou na cidade italiana de Turim, com uma canção que foi vista como um hino à mãe pátria e uma denúncia da guerra iniciada em 24 de fevereiro com a invasão russa do país.

Após atuar em Turum, Psiuk pediu "ajuda" para o seu país, assim como para a cidade de Mariupol e a fábrica de Azovstal, onde estão entrincheirados cerca de mil soldados ucranianos.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, saudou a vitória do seu país na Eurovisão e mostrou-se confiante de que no próximo ano o evento será na Ucrânia.

"No ano que vem, a Ucrânia será a sede da Eurovisão. Faremos todo o possível para receber algum dia os participantes e convidados da Eurovisão numa Mariupol ucraniana. Livres, pacíficos e reconstruídos!", disse Zelensky nos seus canais de comunicação.