Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Patron, o cão herói da resistência ucraniana

Este cão de dois anos já detetou mais de 200 explosivos desde o início da guerra.

Patron, o cão herói da resistência ucraniana
EPA

Tem dois anos, é destemido, trabalha para o exército ucraniano e veste colete de proteção militar. Patron (que significa "munição" em ucraniano) é um cão, um Jack Russell, e também já faz parte da história da guerra. Este herói de quatro patas integra os serviços de emergência de Chernihiv, em especial dos técnicos de minas e armadilhas e já detetou mais de 200 explosivos desde o início da invasão russa, a 24 de fevereiro, de acordo com a agência Reuters.

 

Patron foi condecorado, tal como o seu dono, no domingo, 8 de maio, pelo presidente ucraniano Volodymyr Zelensky pelos serviços prestados durante a guerra, na presença do primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, que visitava o país.

O cão, que se transformou num dos símbolos da resistência, ladrou e abanou a cauda. 

"Hoje quero homenagear todos os nossos heróis, incluindo o pequeno e maravilhoso 'soldado' Patron, que ajuda, não só a detetar explosivos, mas também a ensinar aos nossos filhos as regras de segurança necessárias em áreas onde há ameaças de minas", disse Zelensky, durante a cerimónia.

 

 

Quando não está em missão, a descobrir explosivos, este Jack Russell também faz visitas a hospitais, nomeadamente às alas pediátricas. 

Para além de herói, Patron faz também bastante furor nas redes sociais, com mais de 200 mil seguidores no Instagram.