Fátima: estradas no Centro com condicionamentos para segurança dos peregrinos

Os peregrinos devem ainda optar por percursos alternativos mais seguros, usando sempre vestuário refletor, de noite e de dia.

Fátima: estradas no Centro com condicionamentos para segurança dos peregrinos CM
Redação / Agência Lusa

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou esta quarta-feira que, para promover a segurança dos peregrinos de Fátima que vão participar nas cerimónias de 12 e 13 de maio, vai adotar alguns condicionamentos rodoviários nos principais itinerários utilizados.

Além destes condicionamentos, a IP vai ter no terreno equipas, que vão percorrer os principais percursos utilizados pelos peregrinos, as quais ?terão como missão prestar apoio aos utentes, dar informação aos condutores e reforçar a sinalização dos desvios implementados e, em caso de necessidade, adaptar ou criar novos condicionamentos em função dos momentos de maior ou menor afluência de peregrinos?.

A campanha de segurança da IP teve início esta quarta-feira e decorre até dia 13 nas estradas dos distritos de Coimbra, Leiria e Santarém.

Distrito de Santarém: pelas características das vias utilizadas não vão ser efetuados condicionamentos em vias de lentos. Ainda assim e porque o número de peregrinos nas estradas no distrito de Santarém vai ser elevado, "haverá um reforço do acompanhamento por parte das equipas da IP".

Distrito de Coimbra: prevista a supressão da via da direita no IC2 junto ao Km 197,6. Na zona de Fornos vai ser feiti um desvio alternativo para a antiga EN1, enquanto entre Antanhol e Cernache é feito o desvio para a antiga EN1 e ao mesmo tempo a "supressão da via direita no IC2 na localidade do Orelhudo entre os quilómetros 178,3 e 179".

Distrito de Leiria: estão previstas supressões da via direita no IC2 "entre os quilómetros 139,5 e 140,5 na zona de Meirinhas; entre os quilómetros 156,5 e 158,9 na zona de Tinto; entre os quilómetros 162,3 e 163,4 na zona de Barreiras".

No comunicado, a IP recomenda aos peregrinos, nomeadamente, que optem por caminhar em estradas alternativas evitando os IP e IC, tenham em atenção todas as placas com informações de percursos alternativos mais seguros e as indicações das autoridades, que se tornem visíveis, usando sempre vestuário refletor, de noite e de dia?

Ao mesmo tempo, recomenda aos automobilistas, entre outros conselhos, ?atenção redobrada na estrada e redução de velocidade ao avistarem grupos de caminhantes?.

Também a partir de hoje a PSP reforça a presença policial nas vias rodoviárias urbanas devido ao previsível aumento de peregrinos na estrada que se deslocam para Fátima.