Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Estudo: Ouve-se cada vez mais rádio em Portugal

Estudo produzido pelo Grupo Marktest concluí que há mais pessoas a ouvir rádio e durante mais tempo.

Estudo: Ouve-se cada vez mais rádio em Portugal
JOANA BAPTISTA

Em Portugal ouve-se cada vez mais rádio e durante mais tempo, de acordo com um estudo produzido pelo Grupo Marktest.

O consumo de rádio aumentou em Portugal em 2021, "crescendo de uma audiência acumulada de véspera de 55,8% para 59,3%". Esta tendência no hábito de ouvir rádio "repercutiu-se também no tempo médio dedicado a este meio de comunicação", que aumentou seis minutos por dia, para uma média de horas horas e 10 minutos, de acordo com o Media & Advertising Global Report 2021, que reúne a informação mais relevante sobre audiências de meios, investimentos publicitários e cobertura noticiosa. 

A análise agora divulgada pela Marktest mostra ainda que o período entre as 6h00 e as 10h00 da manhã é aquele em que se verifica um maior consumo de rádio, com 30.7% de audiência acumulada de véspera.

Os indivíduos dos 35 aos 44 anos são aqueles que apresentam maior afinidade com o meio rádio, registando níveis de audiência 29% acima da média.

Quando a análise é feito em termos de grupos ocupacionais, "os técnicos especializados e pequenos proprietários são quem regista maior audiência de rádio (32% acima da média), seguidos dos empregados dos serviços e comércio (com mais 26% de audiência do que a média). Os indivíduos pertencentes à classe alta têm também um consumo de rádio 24% acima do valor médio", indica um comunicado do Grupo Marktest.