Atenção ao trânsito em Lisboa devido ao jogo Sporting-Benfica

Atenção ao trânsito em Lisboa devido ao jogo Sporting-BenficaSCP
Redação / Agência Lusa

A fiscalização ao trânsito devido ao jogo de futebol entre Sporting e Benfica este domingo, pelas 20h30, em Alvalade, Lisboa, começou esta manhã, prevendo-se "cerca de 47 mil pessoas" para assistir ao "derby", anunciou a Polícia de Segurança Pública (PSP).

Em comunicado, a PSP informou que, apesar de a hora oficial de abertura ao público das portas do estádio José Alvalade estar prevista para as 18h30, a fiscalização do trânsito começa antes, inclusive ao estacionamento irregular.

A PSP pretende "garantir a necessária fluidez da circulação automóvel", pelo que as restrições pontuais ao trânsito automóvel e pedonal vaõ acontecer "somente em situações entendidas como medida de segurança necessária".

O jogo entre o Sporting Clube de Portugal e o Sport Lisboa e Benfica, a contar para a 30.ª jornada da Liga Portugal, é considerado um evento de "risco elevado", de acordo com a legislação nacional em vigor, indicou a PSP.

"Haverá fiscalização do estacionamento irregular, procurando a melhor fluidez possível na circulação automóvel, com condicionamentos momentâneos ao trânsito automóvel, nomeadamente durante a deslocação de equipas e grupos organizados de adeptos, especialmente aqueles que sejam considerados de risco", reforçou a PSP.

Os adeptos do Benfica devem concentrar-se pelas 17h00 no estádio do seu clube para serem acompanhados até ao estádio do Sporting (com passagem pela Segunda Circular, Estrada da Luz e Rua Professor Francisco Gentil, entre outras).

O Comando Metropolitano de Lisboa destacará "um dispositivo policial entendido como adequado às circunstâncias", em que se incluem diversas valências da PSP: Divisão Policial da área, Divisão de Trânsito, Unidade Metropolitana de Informações Desportivas, Equipas de Intervenção Rápida e o reforço da Unidade Especial de Polícia.

A polícia aconselhou ainda a que todos os adeptos se desloquem para o estádio José Alvalade em transportes públicos, evitando levar as viaturas para as imediações, e a chegarem com antecedência ao local, contando com as filas e com os procedimentos de segurança.

No caso de serem utilizadas viaturas próprias, o estacionamento deve ser feito em parques vigiados e destinados para o efeito.

Além disso, o público deve evitar levar malas e mochilas para o interior do recinto.