Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Mais de 200 autarquias não estão preparadas para enfrentar alterações climáticas

A análise é da DECO, que alerta para a necessidade de proteção dos consumidores e implementação de medidas locais.

Mais de 200 autarquias não estão preparadas para enfrentar alterações climáticas

Mais de 200 autarquias em Portugal não estão preparadas para enfrentar as alterações climáticas, revela uma análise divulgada pela DECO neste Dia Mundial dos Direitos dos Consumidores, que alerta para a necessidade de proteção dos consumidores e implementação de medidas locais.

A associação de defesa do consumidor analisou as medidas dos 308 municípios para enfrentar as alterações climáticas e concluiu que 55 não têm qualquer plano de adaptação e 227 não estão preparados.

"Entre as autarquias que têm plano, 172 aderiram a planos intermunicipais, o que significa que apenas 81 concelhos estão preparados para as alterações climáticas", adianta a DECO.

A associação analisou igualmente a transparência da informação prestada aos consumidores através dos sites dos municípios, tendo concluído que 93% não informam sobre que medidas estão a ser implementadas no concelho.

Conclui também que 83% não têm esclarecimentos sobre as vulnerabilidades climáticas do município, os impactos já ocorridos e as projeções climáticas que já afetam ou afetarão o concelho.

Por isso, a associação de defesa do consumidor - Deco defende que todos os municípios devem dispor de soluções locais para responder às alterações climáticas nas áreas da mobilidade, habitação, gestão de resíduos, eficiência hídrica e alimentação.