Fisco faz novo alerta de segurança

A AT alerta que há emails e mensagens de texto (SMS) fraudulentos que estão a ser enviados a contribuintes.

Fisco faz novo alerta de segurançaImagem de David Schwarzenberg por Pixabay
Agência Lusa

A Autoridade Tributária e Aduaneira emitiu hoje um novo alerta de segurança sobre mails e mensagens de texto (SMS) fraudulentos que estão a ser enviados a contribuintes, sendo este o terceiro desde o início do ano.

No caso dos emails, é dito ao contribuinte que tem direito a um reembolso de imposto, sendo-lhe indicado que carregue num determinado link para receber o valor, o que, avisa a AT, não deve ser feito em nenhuma circunstância.

Na mensagem de texto (SMS), o contribuinte é confrontado com a existência de uma dívida em processo de execução fiscal sendo-lhe inclusivamente fornecida a referência e número de entidade para 'pagamento'.

"Está também em curso uma campanha de 'phishing' que recorre a mensagens de texto (SMS) fraudulentas", refere a AT no alerta hoje publicado no seu site, especificando que os destinatários destes SMS "são induzidos maliciosamente a efetuar um pagamento para alegadamente regularizar a sua situação tributária".

Trata-se em ambos os casos de mensagens "falsas" que "devem ser ignoradas" já que, precisa a mesma informação, "o seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos links sugeridos ou a efetuar pagamentos indevidos".