Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Cineasta Terry Gilliam em Portugal para estreia de "O homem que matou D. Quixote"

Filme parcialmente rodado em Portugal tem estreia marcada para 17 de Fevereiro.

Cineasta Terry Gilliam em Portugal para estreia de "O homem que matou D. Quixote"
Pixabay

O realizador norte-americano Terry Gilliam estará em fevereiro em Portugal para a estreia do filme "O homem que matou D. Quixote", com estreia marcada para o dia 17, revelou hoje a distribuidora NOS Lusomundo Audiovisuais.

"O homem que matou D. Quixote" é um projeto antigo de Terry Gilliam, foi parcialmente rodado em Portugal e conta com coprodução entre Portugal (pela Ukbar Filmes), Espanha, França, Bélgica e Reino Unido.

O elenco integra nomes como Adam Driver, Jonathan Pryce, Jason Watkins, Stellan Skarsgard e a atriz portuguesa Joana Ribeiro.

Ao longo de décadas, a produção de "O homem que matou D. Quixote" sofreu sucessivos solavancos e interrupções, com problemas com elenco e com financiamento, e foi sendo descrito pela imprensa especializada como um filme amaldiçoado.

Alguma da polémica mais recente desta produção disse respeito a filmagens em 2017, no Convento de Cristo, em Tomar, nas quais terão ocorrido pequenos estragos no edificado exterior.

Mas o problema mais relevante neste projeto decorreu de uma disputa legal sobre direitos do filme que durou vários anos, em França, Espanha e Reino Unido, envolvendo o produtor Paulo Branco e Terry Gilliam.

Paulo Branco tinha assinado contrato para produzir o filme, em 2016, mas o processo saiu gorado. Terry Gilliam pediu a anulação do contrato e seguiu a produção com outros produtores do Reino Unido, de França e Espanha.

Em 2019 o Tribunal de Propriedade Intelectual negou a Paulo Branco os direitos sobre o filme e o produtor português foi condenado pela justiça francesa a indemnizar os restantes produtores.

No meio desta disputa legal, o filme teve estreia em 2018 no encerramento do festival de cinema de Cannes, em França, e foi tendo estreia comercial em vários países, chegando a 17 de fevereiro aos cinemas portugueses.

Terry Gilliam, 82 anos, foi um dos fundadores do coletivo britânico de humor Monty Python e é autor de várias longas-metragens desde a década de 1970, entre as quais "Monty Python e o cálice sagrado", correalizado com Terry Jones, "Os ladrões do tempo", "Brasil", "A fantástica aventura do Barão", "12 Macacos" e "Os irmãos Grimm".