Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Urgência pediátrica do Hospital de Gaia em risco

O Sindicato alega a falta de enfermeiros para assegurar o serviço 24 horas por dia, mas o Hospital garante que têm sido mobilizados recursos.

Urgência pediátrica do Hospital de Gaia em risco
DR

Todos os enfermeiros do Serviço de Urgência Pediátrica do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho pediram escusa de responsabilidade. O presidente do Sindicato dos Enfermeiros (SE), Pedro Costa, refere que não estão asseguradas todas as condições de segurança para trabalharem e que a margem de erro aumenta de forma significativa pela sobrecarga dos profissionais em atividade.

Pedro Costa dá o exemplo de, entre 8 e 22 de janeiro, metade dos enfermeiros terem estado de baixa, infetados com o coronavírus SARS-CoV-2. "A situação tem vindo a degradar-se e atingiu em janeiro dimensões preocupantes", segundo o presidente do SE.

O Sindicato dos Enfermeiros vai reunir-se no próximo dia 4 de fevereiro com a administração do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho.

Entretanto, a administração do hospital indica que "a Urgência Pediátrica, que funciona em separado da Urgência Geral, regista o habitual aumento de afluência sazonal,  mas o fluxo de doentes não é comparável com a Urgência Geral: O SU pediátrico tem recebido uma média de 3,5 doentes por hora, dos quais apenas 1,4 são situações urgentes (61% de utentes triados com pulseira verde)".

"Ainda assim, os tempos de espera estão dentro do preconizado pela triagem de Manchester", refere a administração do hospital numa resposta enviada à agência Lusa.

Quanto às ausências relacionadas com assiduidade/baixas, diz que "estas são situações que fazem parte da gestão diária de uma unidade de saúde".

"Temos acompanhado as taxas de absentismo do serviço em questão, tanto que têm sido mobilizados recursos para colmatar um maior absentismo sentido neste período", indica.

Simultaneamente, acrescenta, "a equipa de enfermagem do SU não só já foi reforçada com um elemento, como desde 22 de dezembro de 2021 que o Serviço de Pediatria está num espaço novo e adjacente à Urgência Pediátrica, em que os elementos do Serviço de Pediatria apoiam a Urgência Pediátrica".