Mortalidade por Covid aumentou quase 50% numa semana

Os dados apontam para uma tendência crescente do impacto da pandemia na mortalidade.

Mortalidade por Covid aumentou quase 50% numa semanaPIXABAY
Redação / Agência Lusa

A mortalidade por covid-19 aumentou 47% numa semana, fixando-se agora nos 37,6 óbitos por um milhão de habitantes, valor superior ao definido pelo Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC), alertou hoje o relatório das "linhas vermelhas". 

"A 19 de janeiro de 2022, a mortalidade específica por COVID-19 registou um valor de 37,6 óbitos em 14 dias por 1.000.000 habitantes, o que corresponde a um aumento de 47% relativamente ao último relatório", indica o documento da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

De acordo com as "linhas vermelhas", os 47% assinalam uma "tendência crescente do impacto da pandemia na mortalidade".

Em relação ao número de pessoas infetadas internadas nas Unidades de Cuidados Intensivos (UCI), as autoridades de saúde revelaram uma tendência estável com 152 doentes, correspondendo a 60% (na última semana foi de 64%) do valor crítico definido de 255 camas ocupadas.

"O grupo etário com maior número de casos de covid-19 internados em UCI é o de 60 aos 79 anos, no qual se observa uma tendência decrescente a estável na última semana", lê-se no relatório.