Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Morreu a artista Lourdes Castro

A artista plástica, de 91 anos, morreu este sábado na ilha da Madeira.

Morreu a artista Lourdes Castro
Rui Ochoa/Presidência da República

Morreu este sábado na Madeira a artista plástica Lourdes Castro. 

A artista madeirense tinha 91 anos e era considerada uma das mais importantes artistas portuguesas contemporâneas.

Lourdes Castro recebeu em abril de 2021 a medalha de Mérito Cultural do Governo e foi condecorada pelo Presidente da República em junho passado com a Ordem Militar de Sant’Iago da Espada.

O chefe de Estado já manifestou o pesar pelo falecimento de Lourdes Castro, "uma das mais inconfundíveis artistas portuguesas".

Numa mensagem publicada no site da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa destaca a "figura discreta, mas muito admirada".

Nascida na Madeira, Lourdes Castro estudou Belas-Artes em Lisboa, casou-se com René Bertholo e viveu em Munique, Berlim e Paris.

Em 1958, fundou a revista KWY, um título composto por três letras que não existiam, na época, no alfabeto português.

"Regressada à Madeira em 1983, com Manuel Zimbro, dedicou-se a livros de artista, álbuns de família, memoriais da história e do quotidiano, coleções de lugares e de plantas, sem abandonar uma das suas marcas autorais: a dialética da luz e das sombras (concretas, sugeridas, projetadas, esfumadas, transfiguradas)", conclui a nota do Presidente da República.

Também o primeiro-ministro, António Costa, manifestou a "enorme tristeza" pela morte da artista plástica madeirense e recordou Lourdes Castro como uma "artista singular e surpreendente".