Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Baixo de McCartney e guitarra de Eddie Vedder batem recordes em leilão

As guitarras dos U2, de Lou Reed, ou de Lenny Kravitz foram também vendidas neste evento de caridade.

Baixo de McCartney e guitarra de Eddie Vedder batem recordes em leilão
Associated Press

Nunca um baixo tinha sido leiloado por um valor tão alto quanto o Yamaha BB-1200 usado por Paul McCartney no tempo dos Wings (a sua banda a seguir aos Beatles): mais de 496 mil dólares (quase 440 mil euros). O instrumento de quatro cordas do músico canhoto foi arrebatado num leilão organizado por The Edge (guitarrista dos U2) e pelo produtor Bob Ezrin, sob o arco da organização de caridade Music Cares, para ajudar músicos afetados por grandes tragédias ou crises.

Segundo a Guitar World, o valor de receita total deste leilão mediático dinamizado por The Edge e Ezrin, atingiu os dois milhões de dólares. Para este valor total muito contribuiu também uma guitarra usada por Eddie Vedder que o cantor partiu num concerto de 2018 e que neste leilão da Music Cares, foi vendida pelo preço astronómico de mais de 266 mil dólares (à volta de 235 mil euros). Nunca uma guitarra partida tinha sido leiloada por um valor tão alto, tornando-se no segundo recorde deste evento humanitário.

Várias guitarras e um baixo usados pelos U2 foram dados por The Edge, Bono e Adam Clayton para este leilão. Outras dádivas que ajudaram a fazer do leilão da Music Cares um evento de sucesso incluíram guitarras de Chris Martin (dos Coldplay), Noel Gallagher (ex-Oasis), Lou Reed e Lenny Kravitz, e ainda uma guitarra assinada por Bruce Springsteen.