Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Governo Regional da Madeira cria maior área marinha da Europa com proteção total

O novo regime jurídico sobre a reserva natural das ilhas Selvagens amplia "significativamente a proteção das águas do arquipélago, no ano em que se assinalam os 50 anos da constituição desta reserva".

Governo Regional da Madeira cria maior área marinha da Europa com proteção total
PIXABAY

O Governo Regional da Madeira anunciou hoje a criação da maior área marinha protegida da Europa com proteção total, através da aprovação de um novo regime jurídico sobre a reserva natural das ilhas Selvagens.

Num comunicado divulgado pela Fundação Oceano Azul, lê-se que a Madeira ficará com a maior área marinha "da Europa e de todo o Atlântico Norte" com a mais abrangente classe de proteção, que exclui todas as atividades extrativas.

O novo regime jurídico sobre a reserva natural das ilhas Selvagens amplia "significativamente a proteção das águas do arquipélago, no ano em que se assinalam os 50 anos da constituição desta reserva".

A decisão é suportada por estudos científicos, jurídicos e por dados recolhidos em expedições realizadas nos últimos anos, refere a nota. 

 "A declaração desta área marinha de proteção total abrange um território de 2.677 quilómetros quadrados, numa área de 12 milhas náuticas ao redor das ilhas Selvagens. É nesta extensão que todas as espécies aí existentes passam a estar totalmente protegidas de atividades extrativas, como a pesca ou a exploração de inertes", salienta.

No comunicado é acrescentado ainda que "o reforço da proteção das ilhas Selvagens irá contribuir para o aumento da diversidade marinha, da riqueza genética e da capacidade reprodutiva das espécies, incluindo muitas com interesse comercial". 

"Assegurará igualmente a integridade dos ecossistemas, contribuindo para uma melhor conservação marinha de todo o Atlântico Nordeste", destaca.

Esta decisão "permitirá ainda a promoção do desenvolvimento económico da Região Autónoma da Madeira, através da valorização do seu capital natural".

Citado no comunicado, o presidente do Governo da Madeira (PSD/CDS-PP), o social-democrata Miguel Albuquerque, realça que a região "tem sido uma referência mundial em matéria de políticas de conservação da natureza".

O chefe do executivo espera que a medida sirva "de inspiração para que outros decisores tomem medidas semelhantes, no sentido da preservação" dos oceanos.

O presidente da Fundação Oceano Azul, José Soares dos Santos, sublinha, por seu turno, que "o valor da biodiversidade das ilhas Selvagens é incalculável", defendendo que a Madeira reforça, assim, o seu posicionamento em matéria de "conservação e valorização do oceano".

Esta decisão com o apoio da Fundação Oceano Azul, da National Geographic e do Waitt Institute, entidades que contribuíram para a obtenção de dados que a sustentam cientificamente.