Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Portugal tem cinco jardins entre os melhores espaços verdes do mundo

Dos cinco jardins galardoados, há três que renovam os prémios recebidos em 2019 e 2020.

Portugal tem cinco jardins entre os melhores espaços verdes do mundo
Green Flag Award/Parque Aventura & Trilho Ecológico

O norte de Portugal saiu em destaque na lista dos melhores espaços verdes do mundo, da Green Flag Award, um programa de acreditação internacional sem fins lucrativos que premeia parques e espaços verdes.

O Jardim Botânico do Porto, o Parque da Cidade e o Jardim do Passeio Alegre, no Porto; o Parque Aventura e Trilho Ecológico, em Baguim do Monte e o Jardim do Monte Latito, em Guimarães, são os cinco jardins premiados, sendo que os três primeiros já tinham sido galardoados em 2019 e 2020.

Sobre o Jardim do Monte Latito, a página da Green Flag Award sublinha que este espaço alberga três famosos monumentos nacionais: o Castelo de Guimarães, a Igreja de S. Miguel e o Palácio Ducal de Bragança.

Quanto à outra estreia nesta lista, o Parque Aventura e Trilho Ecológico, é realçado por ter sido construído num antigo aterro sanitário da cidade e que recebe, atualmente, mais de cinquenta mil visitantes todos os anos.

 

 

Este ano, o ministério britânico entregou ainda o título de "Green Heritage Site" ao Jardim do Passeio Alegre, pela manutenção das características históricas dos locais e os seus padrões de conservação. Um galardão que, pela primeira vez, é entregue a um espaço fora do Reino ou da Irlanda.

A lista dos melhores espaços verdes do mundo reune 30 jardins de vários países: Portugal, Bélgica, França, Alemanha, Holanda, Espanha, Suécia e Turquia.

 

 

Desde 1996 que o Green Flag Award já distinguiu 2 000 espaços verdes de 16 países diferentes.

Este prémio é atribuído pelo ministério da Habitação, Comunidades e Governo Local do Reino Unido e pela organização não-governamental Keep Britain Tidy.