Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

COP26: Plenário final para aprovação de decisão convocado "muito brevemente"

O presidente da COP26 desaconselha mais mexidas no texto final da declaração da cimeira.

COP26: Plenário final para aprovação de decisão convocado "muito brevemente"
ASSOCIATED PRESS (AP) / Alberto Pezzali

O presidente da cimeira do clima da ONU (COP26) anunciou hoje à tarde que irá abrir o plenário formal para aprovação da declaração da COP26 em breve, desaconselhando que se mexa mais no texto.

Alok Sharma falou às delegações pelas 17h40, depois de mais de duas horas e meia de intervenções, afirmando que o plenário formal de conclusão da cimeira irá começar "muito brevemente" e pedindo aos delegados que não abandonem a sala.

"Chegou a hora de confrontar a nossa responsabilidade para com o nosso povo, com o mundo e com o planeta", declarou antes de anunciar um "pequeno intervalo" nos trabalhos que decorrem em Glasgow para depois "considerar e adotar o resultado do trabalho" de mais de duas semanas de negociações.

Após vários estados, como a China, Índia ou Irão terem pedido alterações no texto no sentido de mudar referências à necessidade de acabar com o uso de combustíveis fósseis, Alok Sharma desaconselhou mais mudanças, no mesmo sentido de muitas intervenções que reconheceram que o texto não é perfeito, mas que tem que ser aproveitado.

"Há um novelo verde fino à volta deste pacote equilibrado. Se algum de nós puxar com muita força algum fio, o novelo desfazer-se-á muito facilmente", ilustrou.