Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Rádio Comercial: 23 músicos cantam 'Porto Sentido' para Rui Veloso

Músico foi surpreendido por vídeo da Rádio Comercial, antes de ter subido a palco no Pavilhão Rosa Mota.

A mãe de Rui Veloso (a senhora Emília Gaudêncio), com 97 anos de idade, é uma das mais de vinte figuras que canta 'Porto Sentido', num vídeo que foi exibido, na última noie, no Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota, diante de Rui Veloso, durante o concerto de celebração dos 40 anos de carreira, na sua cidade do Porto.

É a mãe de Rui Veloso que canta o verso final de 'Porto Sentido', a grande canção do guitarrista dedicada à Invicta, com letra de Carlos Tê (nascido e criado no Porto, onde sempre viveu). 

O vídeo é feito pela Rádio Comercial, em que cada um dos 23 cantores interpreta os 23 versos, por esta ordem: Mariza, António Zambujo, Mafalda Veiga, Jorge Palma, Carolina Deslandes, Pedro Abrunhosa, Aurea, Tatanka, Agir, Rui Reininho, Fernando Daniel, Bárbara Bandeira, Barbara Tinoco, David Fonseca, João Só, Camané, Marisa Liz, Diogo Piçarra, Carminho, João Pedro Pais, Carlão, Tim e Miguel Araújo. 

O 24º verso final, tal como mencionado, ficou a cargo de Emília Gaudêncio, que está ligada à génese do boom do "novo rock português", em 1980. Foi a mãe de Rui Veloso que levou - à socapa do filho - uma maqueta caseira do músico para os escritórios da editora Valentim de Carvalho. Essa cassete tinha alguns temas em inglês e uma música em português de nome 'Chico Fininho'. Foi essa canção que convenceria a editora a contratar Rui Veloso.

O vídeo é gravado em vários locais icónicos do Porto, incluindo o Rio Douro (e as suas pontes), o Palácio da Bolsa ou a Livraria Lello. O vídeo foi preparado secretamente pela Rádio Comercial. "Não podíamos passar ao lado do simbolismo de 40 anos de carreira. Esta canção é um hino da cidade do Porto, e achamos que, nesta versão com tantos artistas, e com o incrível cenário da cidade, em fundo, este 40º aniversário da carreira do Rui é assinalado como ele merece. É uma coisa que fica. Para a Comercial, para o Rui, para os artistas... e para a cidade do Porto”, declara Pedro Ribeiro, animador e diretor da Rádio Comercial.

'Porto Sentido' é um dos temas mais emblemáticos do álbum homónimo de Rui Veloso, de 1986, a par de 'Porto Côvo'. "E esse teu ar grave e sério/De um rosto e cantaria/Que nos oculta o mistério/Dessa luz bela e sombria. Ver-te assim abandonada/Nesse timbre pardacento/Nesse teu jeito fechado/De quem mói um sentimento”, canta a certa altura Rui Veloso.