Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

ABBA: o capítulo final começa hoje

O álbum derradeiro "Voyage" sai hoje para as lojas.

ABBA: o capítulo final começa hoje
Baillie Walsh (promo dos ABBA)

Parece irreal dizer que os ABBA acabam de lançar um novo álbum. "Voyage" é o primeiro disco de inéditos do quarteto sueco em mais de 40 anos.
    
Muito há para dizer sobre as novas canções, como se cada um tivesse a sua própria história. E tem, de facto. Uma das três músicas dadas a conhecer de avanço, 'Just a Notion', é uma sobra de estúdio de há mais de 43 anos, que os ABBA recuperaram para "Voyage". A mais conhecida 'I Still Have Faith In You' é inspirada na amizade entre os quatro membros dos ABBA, que se manteve forte, apesar dos desgostos amorosos dos dois casais e dos respetivos divórcios. O tempo solidificou essa amizade e o respeito entre os quatro, que se voltam a entender em estúdio. 

O videoclipe de I Still Have Faith In You não é só uma manipulação digital de corpos para rejuvenescer os ABBA. O teledisco é também uma espécie de álbum de recordações de há mais de 40 anos da grande carreira dos ABBA. Vemos os dois casais a passearem de mãos dadas, ou a morena Anni-Frid a encostar a cabeça no ombro da loira Agnetha durante a rodagem de um videoclipe. A caminhada dos quatro ABBA no corredor dos bastidores em direção ao palco é agora a que fazem, 40 anos depois, para viverem um epílogo que faltava, a última etapa de um dos percursos mais felizes da pop em "Voyage".

 

Agnetha, Björn, Benny e Anni-Frid podem voltar a ser ouvidos, mas não propiamente vistos. Tal como no videoclipe 'I Still Have Faith In You', os ABBA setentões não se mostram, apenas os ABBA jovens. Os concertos de residência em Londres dos ABBA não serão em carne e osso, mas de forma virtual, no próximo ano de 2022.

Agnetha avisa em 'Don?t Shut Me Down' que está entusiasmada e recarregada, mas que está diferente. Pede que não a desliguem, não desliguem os ABBA. Assim que os ABBA ligaram de novo a ignição, retomou-se automaticamente aquele jogo harmonioso único das vozes de Agnetha Fältskog e de Anni-Frid Lyngstad, numa química engenhosamente preparada e arranjada pelos compositores Björn Ulvaeus e Benny Andersson, num trabalho de aprimoramento que se iniciou em 2017. À pergunta tantas vezes feita após a sua separação em 1982, "onde andam os ABBA?", ?como é que eles estão??, a resposta está nas letras de grande parte das dez canções de "Voyage". É sobre estes últimos 40 anos e o envelhecimento de que este disco trata.