Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

O vídeo (viral) do dinossauro que foi à sede da ONU para deixar uma mensagem ao Mundo

O momento faz parte da campanha das Nações Unidas "Não Escolha a Extinção" e o vídeo foi divulgado numa altura em que arranca a Cimeira do Clima, considerada crucial para o Mundo atuar para travar as alterações climáticas.

O vídeo (viral) do dinossauro que foi à sede da ONU para deixar uma mensagem ao Mundo
ONU

Têm sido muitos os discursos à volta do problema real que o Mundo enfrenta, o das alterações climáticas, mas há discursos (mesmo que ficcionados) que, por vezes, revelam-se mais eficazes para a mensagem passar.

As Nações Unidas divulgaram um vídeo, que tem sido amplamente partilhado através das redes sociais, que mostra o dinossauro Frankie The Dino a entrar na sede da ONU e a ocupar o púlpito "para fazer um alerta aos diplomatas que ainda pensam que a ação climática é algo trivial", explica o organismo na sua página oficial. 

O vídeo faz parte da campanha “Não Escolha a Extinção” e tem como protagonista um dinossauro que faz um apelo para que os líderes mundiais não escolham a extinção e salvem a espécie humana antes que seja tarde demais. Não se trata, claro, de um dinossauro real, mas sim de uma personagem gerada por computador. 

A campanha foi lançada dias antes de arrancar a COP26, a 26.ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas. Esta Cimeira do Clima, que começa este domingo, 31 outubro, tem sido encarada como crucial e decisiva para o Mundo atuar perante as alterações climáticas, mas tem sido também marcada por discursos pessimistas por parte de vários líderes mundiais que chamam à atenção para o facto de  muitos países, entre os quais alguns dos maiores poluidores, ainda não terem apresentaram metas mais ambiciosas de redução de emissões, de transição energética para se afastarem dos combustíveis fósseis e compromissos de financiamento dos países mais pobres na adaptação às alterações climáticas.

A mensagem de Frankie é precisamente dirigida para estes, os mais poluidores e que menos se têm comprometido a atuar. Os diplomatas que participam no vídeo assistem incrédulos ao discurso do dinossauro, que exige mudanças para combater as alterações climáticas. Esta é a primeira vez que um vídeo produzido com imagens geradas por computador é filmado na sede das Nações Unidas.