Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Argentinos vão parar em homenagem ao aniversário de Maradona

Eterno número 10 faria hoje 61 anos. Morreu em novembro de 2020.

Argentinos vão parar em homenagem ao aniversário de Maradona
EPA/Juan Ignacio Roncoroni

Os argentinos comemoram hoje o aniversário de Diego Armando Maradona, que completaria 61 anos, com homenagens que vão desde mil jogos interrompidos aos 10 minutos a um jogo particular com os campeões do mundo de 1978 e 1986.

De forma espontânea, os milhões de adeptos de Maradona, os auto-denominados maradonianos, criaram a campanha "1.000 jogos pelo 10', exortando todos aqueles que disputarem um encontro no dia de hoje a interromperem-no aos 10 minutos para aplaudir aquele que consideram o melhor futebolista de 'todos os tempos'.

A ideia é celebrar Maradona, que morreu em 25 de novembro de 2000, enviando as fotos dos festejos em campos de futebol para as redes sociais, com o objetivo de somar mais de 1.000 jogos, entre amadores e profissionais, por todo o país.

As fotos serão exibidas durante a transmissão da partida de homenagem a Maradona, marcada para as 19h00 locais (23h00 em Lisboa), que reunirá as duas seleções argentinas que se sagraram campeãs mundiais, em 1978 e 1986.

Essa interrupção de jogos entre amigos foi a forma encontrada pelos adeptos para se associarem às homenagens da Liga Profissional e da Associação do Futebol Argentino, que também vão interromper todas as partidas da 19.ª jornada da primeira divisão do campeonato argentino aos 10 minutos.

 

 

Em todos os 13 confrontos da ronda, os árbitros têm a ordem de parar os jogos aos 10 minutos, reter a bola e convidar jogadores e adeptos a um minuto de silêncio seguido de um minuto de ovação.

Nos estádios com ecrã gigante, haverá um vídeo de homenagem a Maradona, com a inscrição "Diego Armando Maradona: 1960 - 8" (símbolo de infinito).