NO AR:

Mundial2022: Diogo Jota dispensado da seleção portuguesa

Equipa das quinas defronta esta terça o Luxemburgo.

HUGO DELGADO/LUSA
Redação / Agência Lusa

O avançado Diogo Jota foi dispensado da seleção portuguesa, sendo 'baixa' confirmada para o jogo de hoje com o Luxemburgo, do Grupo A de qualificação para o Mundial2022, informou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

De acordo com a nota divulgada no sítio oficial do organismo na Internet, o jogador do Liverpool foi "dado como indisponível pela Unidade de Saúde e Performance da FPF" para a partida com os luxemburgueses e "já deixou o estágio" da equipa das quinas, no Algarve.

O melhor marcador de Portugal na fase de apuramento, com quatro golos, tem estado a contas com problemas musculares e não chegou sequer a realizar qualquer treino desde que se iniciou a concentração, na terça-feira da semana passada, ainda na Cidade do Futebol.

O selecionador nacional, Fernando Santos, assumiu na conferência de imprensa de antevisão da partida, que a probabilidade de Jota jogar diante do Luxemburgo era "baixa" e que se o jogador não estivesse em condições físicas de ir para o banco de suplentes regressaria a Liverpool.

Jota, que já tinha falhado o particular de sábado, com o Qatar (vitória por 3-0), é o único jogador a ficar de fora dos 23 atletas elegíveis para o duelo com os luxemburgueses, de acordo com a lista divulgada hoje pela UEFA.

Portugal e Luxemburgo jogam a partir das 19:45, no Estádio Algarve, no antepenúltimo encontro da seleção lusa no Grupo A de qualificação para o próximo Campeonato do Mundo, que será dirigido pelo francês Benoît Bastien.

Com o triunfo da Sérvia diante dos luxemburgueses (1-0), no sábado, Portugal caiu para o segundo posto do grupo, com 13 pontos, menos um do que os sérvios (14), que lideram, mas têm mais uma partida realizada.

O Luxemburgo, que tem menos um jogo, é terceiro colocado, com seis pontos, à frente de República da Irlanda (cinco) e Azerbaijão (um).