Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

A voz dos jovens no Parlamento Europeu

Milhares de jovens, incluindo alguns portugueses, juntaram-se em Estrasburgo para discutir o futuro.

A voz dos jovens no Parlamento Europeu
Catarina Leite

O Parlamento Europeu abriu as portas aos jovens para os ouvir sobre o futuro. O Evento Europeu da Juventude (European Youth Event), realizado a 8 e 9 de outubro em Estrasburgo, revelou o interesse dos mais novos em fazer parte (ativa) do projeto europeu.

Os portugueses também não faltaram à chamada europeia. Rita Dias, Ana Vilhena e Ivo Rosário foram alguns dos jovens lusos presentes em Estrasburgo.

"É de facto incrível estarmos na casa da democracia europeia para ouvirmos e nos fazermos ouvir", sublinha Ivo Rosário.

Rita Dias adianta que "os jovens têm um papel importante na democracia e na discussão dos valores europeus" e pede mais ação e cooperação da União Europeia no combate às alterações climáticas.

"É importante que a UE comece a cooperar com os jovens e com associações locais", destaca.

Além da questão da sustentabilidade, outra das preocupações dos jovens europeus está relacionada com as oportunidades de trabalho. E aqui "o segredo está em procurar e ver tudo o que há disponível não só no nosso país, mas também fora", diz Ana Vilhena.

A jovem portuguesa sublinha que "há muito mais oportunidades internacionais do que pensamos, tanto a nível de trabalho como de educação". Exemplo disso é o "programa Erasmus+".