Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Britney Spears: tribunal suspende Jamie Spears da tutela da cantora

Jamie Spears foi suspenso como tutor da cantora norte-americana. Foi o que decretou ontem um tribunal de Los Angeles.

Britney Spears: tribunal suspende Jamie Spears da tutela da cantora
Associated Press


Ontem, 29 de setembro, Jamie Spears foi suspenso das funções de responsável pela filha, Britney Spears. A decisão foi tomada pela juíza Brenda Penny, num tribunal de Los Angeles, Califórnia. Jamie Spears ficou com a tutela financeira em 2008, alegando que Britney não tinha condições psicológicas para gerir o seu património avaliado em 60 milhões de dólares.

"A situação atual não é sustentável", referiu a juíza na audiência. "Reflete o ambiente tóxico que pede que a suspensão de Jamie Spears da tutela seja efetiva a partir de hoje", continuou a juíza. 

Depois de toda a polémica à volta desta batalha legal e do movimento #FreeBritney, Jamie Spears sai oficialmente de cena, algo que já tinha dito que ia fazer, mas a supervisão da vida de Britney continua, agora nas mãos de um responsável temporário. A decisão final sobre o fim da tutela vai acontecer numa audiência futura, talvez ainda este ano.

Em setembro, Jamie Spears formalizou o fim da tutela sobre a carreira e vida pessoal da sua filha. Depois de 13 anos de controlo pessoal e patrimonial de Britney Spears, Jamie Spears quis devolver à filha plenos poderes para comandar as suas decisões em todas as áreas da sua vida, seja na parte financeira, seja nas vertentes musical e pessoal (incluindo assuntos de foro médico).

Poucos meses antes, Britney Spears foi ouvida em tribunal no âmbito desta longa batalha legal que a opôs contra o pai. A cantora pediu ao tribunal para que fosse ouvida pela juíza Brenda Penny com o intuito de pedir a substituição de Jamie Spears à frente da tutela. Num depoimento aberto ao público via Zoom, Britney Spears arrasou o controlo do seu pai sobre a sua vida durante os 13 anos da tutela. "Como é possível estar a ser ameaçada pelo meu pai e por qualquer pessoa ligada a esta tutela? Se eu não fizer isto que eles me dizem para fazer, para me escravizar, ameaçam punir-me", disse a cantora.

No início de 2021, o documentário "Framing Britney Spears" veio agitar a opinião pública sobre este processo. O documentário, que resulta de uma investigação do New York Times, causou um forte impacto quando foi exibido. O filme foca as luzes e as sombras da trajetória de Britney Spears, incluindo a etapa de maior popularidade nos anos 90 e 2000, abordando a série de acontecimentos que levaram a que em 2008 a cantora perdesse o controlo da sua vida e passasse a ser tutelada pelo pai.