Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Forte sismo na ilha de Creta

A registar alguns danos em edifícios antigos, mas não há informações de pessoas feridas.

Forte sismo na ilha de Creta

Um forte terramoto de magnitude 5,8 na escala de Richter atingiu hoje a ilha grega de Creta e causou alguns danos a edifícios antigos, mas não há informações de pessoas feridas, segundo o Observatório Geodinâmico de Atenas

O sismo foi sentido às 05:17, horário local (07:17 em Lisboa), a 23 quilómetros de Heraclião, capital de Creta, onde a população saiu para as ruas, de acordo com o Observatório.

"No momento, tivemos danos a prédios antigos e as pessoas saíram para as ruas", disse Yannis Leontarakis, funcionário da Proteção Civil na ilha, à televisão pública ERT.

Com profundidade de 10 quilómetros e magnitude de 5,8 na escala de Richter, o epicentro do terremoto foi registado 346 quilómetros ao sul de Atenas, segundo o Observatório.

Até agora, as imagens divulgadas pela ERT mostraram danos, em particular o desabamento de casas antigas em Arkaloxori, em Creta, próximo a Heraclião.

A Grécia é atravessada por falhas geológicas importantes e os terramotos são frequentes.

Em 30 de outubro de 2020, um sismo de magnitude 7.0 na escala de Richter sacudiu o Mar Egeu entre a ilha grega de Samos e a cidade turca de Esmirna, matando duas pessoas em Samos e 114 na Turquia.