Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

"Nevermind" dos Nirvana reeditado em novembro

Álbum seminal faz amanhã 30 anos. Obra foi um dos marcos eternos da cena de grunge de Seattle.

"Nevermind" dos Nirvana reeditado em novembro
DR - capa do álbum Nevermind

Amanhã, celebra-se o 30º aniversário da edição do segundo álbum dos Nirvana, o marcante e popular "Nevermind". A antecipar a efeméride, foi anunciada mais uma reedição do disco com selo da Geffen, agendada para 12 de novembro, na forma convecional, com três faixas adicionais 'Endless, Nameless' (que já era a faixa escondida), 'Even In His Youth' e 'Aneurysm'.

A reedição deluxe (em vários formatos, vinil e CD) tem um forte memorial de palco, com temas ao vivo de quatro atuações: "Live in Amsterdam, Netherlands" (gravado a 25 de novembro de 1991), "Live in Del Mar, California" (interpretado a 28 de dezembro de 1991), "Live in Melbourne, Australia for Triple J" (registado a 1 de fevereiro de 1992) e "Live in Tokyo" (de 19 de fevereiro de 1992). 

'Aneurysm' abre três destes quatro concertos, o revolucionário 'Smells Like Teen Spirit' e outros temas icónicos de "Nevermind" como 'Lithium', 'Come As You Are' e o acústico 'Polly' não falham nos alinhamentos.

O vídeo de "Live in Amsterdam, Netherlands" retrata os Nirvana em power trio, com a sua formação mais célebre - o guitarrista e vocalista Kurt Cobain à direita, o baixista gigante e descalço Krist Novoselic à esquerda e, lá atrás, o baterista Dave Grohl (desde 1994 o líder dos Foo Fighters) - na escalada célere para o sucesso planetário, tocando numa das mais históricas salas europeias: o Paradiso, sala de dimensão média (há outra bem mais pequena no último andar do edifício), com arena e um enorme varandim que contorna quase todo o espaço.

Ao longo do concerto, a banda norte-americana disputa a ribalta com os stagedivers, que vão invadindo o palco intermitentemente. O tema derradeiro da noite, o cocktail molotov punk 'Territorial Pissings', torna-se um imenso combate entre os fãs stagedivers e os seguranças, enquanto a banda continua leal ao cumprimento da sua missão musical. Em baixo, podem ver a interpretação de 'Breed' (um dos temas de "Nevermind"), que termina com Kurt Cobain fotogenicamente de gatas, a cantar e berrar os últimos versos já deitado, enquanto faz mais uns dedilhados à sua guitarra elétrica.