NO AR:

Mensagem em garrafa viaja 6 000 kms em 37 anos

A garrafa lançada no Japão nos anos 80 foi encontrada este verão no Havai.

Pixabay
Redação

Uma garrafa lançada no mar, no Japão, por um grupo de estudantes do ensino secundário, há 37 anos, foi encontrada em junho, no Havai.

Entre 1984 e 1985 o clube de ciências naturais na escola Choshi High School em Chiba, a leste de Tóquio, lançou cerca de 750 garrafas ao mar, numa experiência para estudar as correntes oceânicas. As garrafas continham mensagens em inglês, japonês e português e pediam a quem as encontrasse que contactasse o remetente. 

Ao longo dos anos, 50 garrafas foram encontradas em vários locais como Filipinas, Canadá e Alasca. A última tinha sido descoberta em 2002 em Kagoshima, no sudoeste do Japão.

A 51ª garrafa foi encontrada em junho, 37 anos depois de ter sido lançada ao mar, numa praia do Havai, por uma menina de 9 anos.

À AFP o vice-director da escola Jun Hayashi confessou: "Pensei que já não seria encontrada mais nenhuma porque todas tinham afundado. É muito emocionante que a 51ª tenha sido encontrada". Hayashi diz agora que está "à espera que alguém encontre a 52ª".

Um dos membros do clube de ciências contou que a descoberta tinha "reavivado memórias nostálgicas". Mayumi Kondo sublinha que "Trinta e sete anos é muito tempo para o ser humano, mas, por outro lado, mostra realmente o quão grande e misteriosa a Terra e a natureza realmente são",