Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Marcelo diz que ataque a Ferro Rodrigues "pertence à justiça"

Reação do Presidente da República após o presidente da AR ter sido insultado por negacionistas.

Marcelo diz que ataque a Ferro Rodrigues "pertence à justiça"
LUSA

 O Presidente da República disse hoje que “aquilo que pertence à justiça, pertence à justiça”, após o presidente do parlamento ter sido insultado por negacionistas, destacando que “a maioria esmagadora” dos portugueses já se vacinou contra a covid-19.

“Aquilo que pertence à justiça, pertence à justiça, portanto não vou comentar”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa, falando aos jornalistas portugueses em Roma, onde vai participar na quarta-feira numa reunião do Grupo de Arraiolos, que junta chefes de Estado com poderes não executivos da União Europeia.

“Tenho para mim que é bom que fique claro que há uma maioria esmagadora com uma orientação e o facto de, por vezes, se hiperbolizar aquilo que existe em democracia, mas que são minorias, é uma forma de fazer o jogo das minorias”, acrescentou o Presidente da República.

Para o chefe de Estado português, “a melhor resposta é dizer há quem defende isso, [mas] olhem para os jovens e vejam os 85% que se vacinaram, que estão a ser vacinados ou que vão ser vacinados”.

“Essa é a grande resposta em democracia e da sociedade civil perante aquelas posições mais radicais ou minoritárias, mas não correspondem ao sentir da maioria dos portugueses”, insistiu Marcelo Rebelo de Sousa, reforçando que “a grande maioria do povo português é bastante clara quanto se tratou de vacinar e ainda agora os mais jovens, […] em que uma percentagem esmagadora aderiu livremente à vacinação”.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) abriu um inquérito aos incidentes em que o presidente do parlamento, Ferro Rodrigues, foi insultado por um grupo de negacionistas da vacinação anticovid-19, no sábado, em Lisboa, foi anunciado na segunda-feira.

Em resposta a uma pergunta da Lusa, a PGR confirmou a “instauração de inquérito que teve origem na participação dos factos por parte da PSP”, e que será da responsabilidade do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa.

Segundo um vídeo partilhado nas redes sociais, Ferro Rodrigues estava a almoçar com a mulher, enquanto dezenas de manifestantes negacionistas da covid-19 o insultavam, apelidando o presidente da Assembleia da República, segunda figura do Estado, de "assassino" e "ordinário".