Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Nova ferramenta para escolher produtos energeticamente mais eficientes

Esta aplicação permite comparar eletrodomésticos ou outros produtos e descobrir os que gastam menos energia.

Nova ferramenta para escolher produtos energeticamente mais eficientes
DR

Depois de ter entrado em vigor a nova etiqueta energética, em março deste ano, é agora lançada a ferramenta "Verifique Eficiência" para ajudar os consumidores a escolher eletrodomésticos ou outros produtos energeticamente mais eficientes. 

Alguns países da União Europeia passaram a ter novamente as etiquetas energéticas com uma escala entre A (mais eficiente) e G (menos eficiente) e desapareceram as classes A+, A++ e A+++, para produtos como máquinas de lavar louça e roupa, aparelhos de refrigeração ou televisores.

A mudança também já foi feita, no início do mês de setembro, nas lâmpadas e agora há uma base de dados pública onde os consumidores podem aceder e comparar produtos para encontrarem aqueles que são mais eficientes em termos energéticos. 

A ferramenta foi desenvolvida pelo projeto Label2020, financiado pela Comissão Europeia, envolve 16 países europeus e na qual a Agência para a Energia (ADENE) é a entidade parceira em Portugal. 

Esta ferramenta permite:

- Aceder e comparar, através do telemóvel digitalizando o código QR da etiqueta energética ou no computador, pesquisando o produto através da marca e do modelo;

- Calcular e comparar os custos de operação durante a vida útil do produto e estimar imediatamente os custos totais introduzindo o custo de aquisição do produto;

- Comparar vários produtos e manter uma lista dos produtos pesquisados;

- Obter informações detalhadas sobre as características dos produtos e sobre os elementos presentes na etiqueta energética.