Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Covid-19: Manic Street Preachers adiam novo álbum

10 de setembro é a nova data de lançamento para "The Ultra Vivid Lament".

Covid-19: Manic Street Preachers adiam novo álbum
Mark Allan (Invision/Associated Press) - arquivo de 2015

Os galeses Manic Street Preachers decidiram adiar o seu 14º álbum "The Ultra Vivid Lament" uma semana, de 3 para 10 de setembro. A explicação para este reagendamento é a atual pandemia da covid-19 e os seus efeitos globais, que ainda se fazem sentir, muito por causa da variante Delta que tem sido dominante na Europa.

A banda, que resiste espiritualmente como quarteto (embora fisicamente seja somente um trio, desde o desaparecimento sem resolução do letrista e guitarrista Richey Edwards em 1995), já publicou dois singles ligados ao próximo álbum: 'Orwellian' e 'The Secret He Had Missed', este último com a participação da cantora e modelo Julia Cumming.

 

Com a perda de Richey Edwards, os Manic Street Preachers têm feito uma suavização do seu som, outrora mais guerrilheiro e irado, salvo pequenas exceções, como o álbum de 2009, "Journal for Plague Lovers", mais direcionado para o pós-punk e que teve como ponto de partida escritos recuperados do desaparecido músico.

Os Manic Street Preachers tiveram um impacto significativo no início dos anos 90, incluindo em Portugal, graças a temas bem radiofónicos como 'Motorcycle Emptiness', 'Little Baby Nothing' ou 'From Despair to Where'. A continuidade do grupo após o drama do desaparecimento de Richey Edwards, através do álbum de 1996 "Everything Must Go", contribuiu para um respeito ainda maior pelos Manics, tal como são também conhecidos.