Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Cerca de 50 concelhos em risco máximo de incêndio

Estão em risco máximo de incêndio quase 50 municípios nos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Faro.

Cerca de 50 concelhos em risco máximo de incêndio

Cerca de 50 concelhos do interior Norte e Centro e do Algarve apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O IPMA colocou também mais de 60 concelhos em risco muito elevado de incêndio e mais de 80 municípios em risco elevado. 

Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O período crítico de incêndios dura até final de setembro e, até lá, é proibido fazer queimadas extensivas ou queima de amontoados sem autorização, usar fogareiros ou grelhadores em todo o espaço rural, e fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais. É proibido ainda lançar balões de mecha acesa ou foguetes ou fazer trabalhos na floresta que possam originar faíscas.

Para hoje o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo e nebulosidade matinal no litoral oeste, podendo persistir em alguns locais da faixa costeira. O vento vai soprar por vezes forte nas terras altas e na faixa costeira ocidental a sul do Cabo Raso. As temperaturas máximas vão variar hoje entre os 20º (Viana do Castelo) e os 36º (Castelo Branco) e as mínimas entre os 15º (Viana do Castelo e Leiria) e os 19º (Faro).