Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Regras Santos Populares em Lisboa: arraiais e consumo de álcool na rua proibidos

A PSP anunciou que haverá também limitações à circulação em Lisboa, quer de carro como a pé, durante período das festas populares.

Regras Santos Populares em Lisboa: arraiais e consumo de álcool na rua proibidos
EGEAC

A Polícia de Segurança Pública (PSP) vai realizar, a partir desta quarta-feira (9 de junho) e até domingo (13 de junho), “algum controlo de acessos” no eixo central de Lisboa, sobretudo nas zonas ligadas às festas populares, existindo “limitações à circulação rodoviária e pedonal”.

“Estaremos com uma forte presença policial, em que vamos estar particularmente atentos às zonas que habitualmente estão conectadas com estas festividades”, afirmou o superintendente do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP Domingos Antunes, no âmbito do contexto da pandemia de covid-19 e do cancelamento das festas populares em Lisboa.

Além disso, vão existir fortes restrições a partir das 19h00 de dia 12, sábado, até às 03h00 de domingo, dia 13.

"Como sabem, os estabelecimentos estão a funcionar até às 22h30, com a tal meia hora de tolerância, sempre que a polícia encontrar zonas de grande afluência e ajuntamentos vai condicionar o acesso a essa zona através da colocação de grades ou fitas", acrescentou o superintendente Domingos Antunes.

ZONAS DA CIDADE ONDE HAVERÁ PRESENÇA DE UM FORTE DISPOSITIVO POLICIAL PARA EVITAR AJUNTAMENTOS: 

Serão sobretudo nas ruas e bairros do coração da cidade de Lisboa onde habitualmente decorrem as celebrações dos Santos Populares: "Bairro Alto, Cais do Sodré e a Avenida 24 de julho”, havendo, nesses locais, uma “limitação rodoviária e pedonal”.

A PSP pediu ainda à população para evitar deslocar-se para estas zonas porque além da realização de operações STOP, o acesso pedonal estará restrito devido à colocação de grades e fitas. 

ARRAIAIS, FOGAREIROS E CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS NA VIA PÚBLICA: 

São as principais restrições e regras a ter em conta visto que estão proibidos todos os arraiais, romarias ou festas nas ruas da cidade. O mesmo acontece com a colocação dos habituais fogareiros que também serão proibidos e alvo de fiscalização. O consumo de bebidas alcoólicas continua a ser proibido na via pública.

"Isso é objeto de uma infração contraordenacional e a polícia não deixará de promover os autos. Sublinho aqui que, até este momento, já foram levantados na área metropolitana cerca de 15 mil autos por violação a este regime legal do quadro pandémico, quer de emergência quer de calamidade", lembrou a PSP.

A PSP sublinhou ainda que é proibida a permanência na via pública após o encerramento dos estabelecimentos de restauração. 

As medidas a implementar durante o período dos santos populares na cidade de Lisboa foram apresentadas esta terça-feira numa conferência de imprensa conjunta, da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), da Câmara Municipal de Lisboa, através da Polícia Municipal, e do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP.