Drone gigante 'sobrevoa' Nova Iorque

Escultura de um drone foi pendurada na 10ª avenida para sensibilizar a presença constante destes aparelhos na vida de que vive nos EUA.

Via High Line - Photo by Timothy Schenck
Redação
08 junho 2021, 10:02

Uma escultura de um drone gigante surgiu pendurada a 7 metros sobre o parque da High Line em Manhattan, inquieta os nova-iorquinos.

“A obra foi concebida para incomodar e lembrar ao público que os drones e a vigilância são uma presença trágica e omnipresente na vida quotidiana de muitos que vivem fora - e dentro - dos Estados Unidos" explica Sam Durant, o artista por detrás da fibra de vidro, à agência Reuters.

A escultura branca do drone destaca-se no contraste com o céu azul típico do verão, parecendo pairar sobre a 10ª Avenida.

"O que queremos fazer é trazer ao público não só belas obras de arte, mas também obras de arte provocantes que possam sensibilizar e gerar conversas", disse Cecilia Alemani, curadora principal da High Line Art, que patrocinou o trabalho do artista.

"Este drone faz pensar sobre o futuro… É a mesma tecnologia que utilizávamos no Iraque e no Afeganistão há 10, 12 anos que agora é portátil e qualquer pessoa pode comprar. É um pouco intimidante, um pouco assustador, especialmente aqui na cidade de Nova Iorque", afirmou Ariella Figueroa, uma das pessoas que passou junto a esta escultura.