Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Gouveia e Melo considera "demasiado cauteloso" e "arriscado" ter limitado vacinas da AstraZeneca e Janssen a algumas idades

O coordenador da Task Force pede mais três ou quatro meses de paciência ao jovens que se querem concentrar à noite.

Gouveia e Melo considera "demasiado cauteloso" e "arriscado" ter limitado vacinas da AstraZeneca e Janssen a algumas idades
LUSA

O coordenador da "Task Force" para a vacinação covid-19 considera que foi "demasiado cauteloso" e "arriscado" ter restringido vacinas da AstraZeneca e da Janssen (grupo Johnson & Johnson) apenas a algumas idades. A vacina da AstraZeneca é administrada a maiores de 60 anos, e a da Johnson & Johnson a quem tiver mais de 50 anos. 

"Às vezes há decisões, se calhar, demasiado cautelosas", lamentou o vice-almirante Gouveia e Melo à Rádio Comercial. "Não ter as pessoas vacinadas é que é muito arriscado".

Gouveia e Melo também foi critico sobre "termos ficado paralizados" à espera de uma decisão das autoridades acerca das restrições etárias das vacinas.

 

 

 

Numa altura em que jovens voltam a sair à noite e concentrarem-se nas ruas, Gouveia e Melo pede para terem paciência, e esperarem mais três ou quatro meses.

 

 

 

Gouveia e Melo considera que os países ricos têm que ajudar mais na vacinação dos países pobres, ou correm o risco de voltar a sofrer com a pandemia devido a futuras variantes.

 

 

 

Gouveia e Melo lamenta que continue a haver negacionistas, pessoas que não acreditam no perigo da pandemia. "Não quero insultar mas não me parece muito racional".

 

 

 

O coordenador da Task Force para a vacinação covic-19 admitiu que as pessoas na casa dos 40 anos comecem a ser vacinadas na próxima semana, mais cedo do que se pensava.

Conta que crianças também sejam vacinadas. E estima que só os grupos de risco, como os idosos, vão continuar a ser vacinados anualmente, como acontece com a gripe.