Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Björk em filme com Nicole Kidman

"The Northman" estreia-se em abril de 2022. É uma história sobre vikings na Islândia do século X.

Björk em filme com Nicole Kidman
Associated Press

O filme "The Northman" estreia-se a 8 de abril de 2022, no circuito de salas de cinema norte-americano. A cantora Björk é uma das atrizes de um elenco de luxo, onde participam Nicole Kidman, Ethan Hawke, Willem Dafoe ou o sueco Alexander Skarsgård, a quem cabe o papel principal, na pele de um príncipe que pretende vingar-se da morte do pai.

A trama do filme passa-se na Islândia medieval do século X, quando a ilha ainda estava a ser povoada por novas populações. Robert Eggers assina a realização deste filme de terror.

Björk tem o papel secundário de bruxa, num ambiente histórico ainda marcado pelos vikings. Ethan Hawke encarna a personagem do rei Horvendill, Nicole Kidman faz de rainha Gudrun e Willem Dafoe interpreta o papel de bobo.

Não é a primeira vez que Björk entra num filme inspirado na mitologia medieval da Islândia. O seu primeiro papel como atriz foi no filme de 1986, "The Juniper Tree", filmado em algumas zonas recônditas da ilha vulcânica. Nessa altura, a carreira musical de Björk ainda não se tinha internacionalizado. O início da projeção transfronteiriça da cantora islandesa deu-se com o álbum de estreia dos Sugarcubes, “Life’s Too Good”, lançado em 1988 e que foi merecedor de grande aclamação internacional nos meios alternativos do rock. 

 

O percurso paralelo de Björk na sétima arte tem sido pontual mas marcante, através de dois filmes completamente diferentes. A cantora foi premiada como melhor atriz no Festival de Cannes e nos European Film Awards, pelo seu papel principal no musical de Lars Von Trier, "Dancer in the Dark". "Drawing Restraint 9" é outra obra cinematográfica onde Björk participou, num filme do artista plástico Matthew Barney (ex-marido da cantora), que é um conjunto de trabalhos (instalações, esculturas) sequenciados numa longa-metragem.