Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

As imagens da águia-cobreira devolvida ao habitat natural em Mogadouro

ICNF devolveu à natureza ave que foi atingida a tiro.

As imagens da águia-cobreira devolvida ao habitat natural em Mogadouro
Francisco Pinto

O Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) devolveu uma águia - cobreira ao seu habitat natural, esta terça-feira, após uma longo período de recuperação e tratamento no Hospital Veterinário das Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD) e no túnel de voo do Centro de Interpretação Ambiental e Recuperação Animal (CIARA), instalado no concelho de Torre de Moncorvo.

Esta ave migratória foi atingida a tiro por uma arma de caça em 2019, e após vários tratamentos, incluído e recuperação da visão, foi devolvida à natureza, no miradouro do Picões, no concelho transmontano de Mogadouro, em pleno Parque Natural do Douro Internacional (PNDI).

Esta área protegida é tida por especialistas como um verdadeiro santuário da avifauna europeia, onde nidificam espécies emblemáticas como abutre negro, a águia de Bonelli, Grifo, Cegonha negra, Britango, ente outras espécies ameaçadas de extinção.

O PNDI assinala o seu 23º aniversário e juntou várias entidades locais e regionais para desta forma assinalar a efeméride.

O Parque Natural do Douro Internacional tem 122 quilómetros de extensão e abrange  os concelhos fronteiriços  de Miranda do Douro, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta e Figueira de Castelo Rodrigo.

 

Texto e fotografias: Francisco Pinto