Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Lisboa vai ter os primeiros semáforos do mundo para daltónicos

Novidade deve também chegar ao Porto, Amadora e Loures.

Lisboa vai ter os primeiros semáforos do mundo para daltónicos

Foram escolhidas quatro passadeiras no centro de Lisboa para instalar os novos semáforos inclusivos. Através do código ColorADD, que inclui símbolos adaptados à interpretação de pessoas daltónicas, estes peões vão saber com mais precisão quando podem avançar ou devem esperar para caminhar para o outro lado da estrada. 

Lisboa vai ser a primeira cidade do mundo a instalar a novidade e segundo a notícia avançada pelo "Jornal de Notícias" (JN), o objetivo é chegar também à Amadora, Loures, Porto, Madrid, e cidades da América Latina.

O cruzamento da Avenida da República com a Avenida Duque de Ávila, e mais três cruzamentos nesta área, foram para já as zonas escolhidas para receber os quatro novos semáforos. Nestas passadeiras, quando os semáforos acenderem para os peões, vão ver-se símbolos discretos, mas que vão acabar por fazer uma grande diferença.

Através do código ColorADD - um sistema de identificação de cores inventado pelo português Miguel Neiva -  que inclui símbolos adaptados à interpretação de pessoas daltónicas, estes peões vão saber com mais precisão quando podem avançar ou devem esperar para caminhar para o outro lado da estrada.

O projeto ainda está numa fase piloto, e resulta numa parceria entre a EMEL, a ColorADD e a ETRA (empresa que fabrica os semáforos). O objetivo deste primeiro teste pretende chegar a conclusões que possibilitem levar esta tecnologia a cada vez mais cidades espalhadas pelo país e pelo mundo.

Este é um passo na inclusão, mas também na segurança das pessoas daltónicas. "Uma pessoa que vê bem, vê o verde e arranca, enquanto que um daltónico pode demorar até 90 segundos para perceber que está verde através das posições dos semáforos. Em termos de segurança rodoviária, faz toda a diferença anular esses 90 segundos e é uma forma de tornar a cidade mais inclusiva", explica ao JN Francisca Ramalhosa, administradora da Empresa Municipal de Estacionamento de Lisboa (EMEL).

O código ColorADD, criado por um designer português, está em 135 países. Em Portugal está no metro do Porto, Carris, hospitais de São João e dos Capuchos, parques da EMEL, estádios de futebol, entre outros.