Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

10 baloiços para desconfinar

Os baloiços vieram para ficar e são a atração dos últimos tempos. Escolhemos dez que garantem experiências únicas.

10 baloiços para desconfinar
Pixabay

Temos assistido a um verdadeiro boom de baloiços nunca antes visto: motivos extra para cativar turistas a visitarem uma região. Têm vistas de cortar a respiração e enchem as redes sociais de fotos que mais parecem bilhetes postais. Selecionámos dez de várias regiões.

 

Baloiço de Aldeia Velha

Em Aldeia Velha, concelho do Sabugal, nasceu o Baloiço de Aldeia Velha: um novo baloiço panorâmico com um formato original, que beneficia de uma vista ampla e desafogada sobre o vale envolvente da cidade da Guarda e que se estende entre as serras fronteiriças de Espanha e a Serra da Estrela.

 

Baloiço da Serra de Alvaiázere

Este é um baloiço instalado no miradouro que Miguel Torga disse ser "o mais vasto de Portugal": o da Serra de Alvaiázere.

 

Baloiço de So'Rio Castelo

Em pleno Rio Castelo, junto à Mini Hidrica de Senhorim pode visitar o baloiço que está praticamente dentro de água. O baloiço de So'Rio Castelo fica em Mangualde, distrito de Viseu.

 

Baloiço da Boneca

O Baloiço da Boneca vai buscar o nome à Serra da Boneca, na freguesia de Sebolido, Penafiel. Tem uma vista incrivel para o Douro e chegar lá até é fácil: depois de chegar a Sebolido, segue as indicações da Serra da Boneca. Chegando ao topo da serra, tem as indicações do baloiço, pelo acesso ao parque eólico da Boneca.

 

Baloiço do Pinéu

A vista panorâmica sobre os arrozais é a imagem de marca do vale de Ulme, na Chamusca. Ao longo do ano, a partir deste baloiço é possível observar e acompanhar o ciclo do arroz nas diversas fases de produção. Do alto, ainda se avista a planície, o Tejo e a Serra de Aire e Candeeiros.

 

Baloiço do Meco

O Baloiço do Meco situa-se no Meco da Guerra, em Paradela, Trofa, distrito do Porto. Para chegar lá tem de se dirigir à Paradela, na Trofa, e depois o acesso pode ser feito de carro mas com cuidado, já que os caminhos são em terra batida. A paisagem é incrível e as cores são fabulosas se optar por visitar o baloiço no pôr do sol no verão e o nascer no inverno.

 

Baloiço da Ladeira

O Sítio da Nazaré acolhe o Baloiço da Ladeira, com vista para a vila, a praia e o mar.

 

Baloiço I Love Pateira

Este baloiço está instalado nas margens da lagoa da Pateira de Óis da Ribeira, em Águeda, e intitula-se ?I Love Pateira?. Embora o baloiço seja o ponto de atração maior, ainda existe uma bicicleta de grandes dimensões para ver de perto. 

 

Baloiço de Mação

?Sou de Mação? está escrito na madeira da moldura gigante para preencher a fotografia que por lá tirar no baloiço. Permite-lhe desfrutar de uma paisagem de montes e vales. Lá em baixo conseguimos ver a vila de Mação e ao longe a cidade de Abrantes.

 

Baloiço do Burgo - Isto é Lousã 

Este é um baloiço sobre a água nas piscinas da Nossa Senhora da Piedade, na Lousã. Aqui não se baloiça nas montanhas, mas sim em cima de água, o que é também uma experiência marcante.

 

Existem dezenas de baloiços espalhados pelo país, com vistas de cortar a respiração. Nas redes sociais existem páginas dedicadas a baloiços com roteiros. Deixamos alguns exemplos:

- Baloiços de Portugal (Facebook)

- A Baloiçar (Facebook)

Nota: As imagens foram retiradas das páginas de Facebook dedicadas a cada um dos baloiços.