Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Filme sobre Billie Holiday nas nossas salas a 20 de maio

Andra Day interpreta a cantora e está nomeada para o Óscar de Melhor Atriz.

Filme sobre Billie Holiday nas nossas salas a 20 de maio
DR (cortesia Cinemas NOS)

O filme sobre a vida da cantora de jazz Billie Holiday, de título Estados Unidos vs Billie Holiday, estreia-se nas nossas salas de cinema a 20 de maio - anunciou a rede de cinemas NOS.

A cantora e atriz Andra Day interpreta o papel de Billie Holiday (1915-1959) e está nomeada para o Óscar de Melhor Atriz Principal, tendo sido já premiada com o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama por este desempenho na pele daquela que é vista como uma das maiores divas do jazz e da música do século passado. 

A vida atribulada da cantora, dificultada pelo sistema de segregação racial norte-americano e eclipsada pela toxicodependência e pelo alcoolismo, molda todo este filme, "The United States vs. Billie Holiday", realizado por Lee Daniels, que nasceu curiosamente no ano em que morreu Billie Holiday.

Um dos conflitos que alimenta o drama do filme é a controvérsia à volta da canção 'Strange Fruit', que é um protesto contra o linchamento de afroamericanos nos estados do sul dos Estados Unidos. Billie Holiday lutou por cantar essa música em público, contra os receios dos editores e a proibição policial. No final do traileir, ouve-se a personagem de Billie Holiday a defender a canção e a dizer aos céticos: "os vossos netos irão cantar Strange Fruit".

Hoje celebra-se o aniversário de Billie Holiday, que nasceu a 7 de abril de 1915.