Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Se está em teletrabalho as suas costas vão gostar destes conselhos

A campanha "Olhe pelas suas costas" deixa dicas para quem está sentado a trabalhar em casa.

Se está em teletrabalho as suas costas vão gostar destes conselhos
Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay

 Numa altura em que muitos portugueses continuam em teletrabalho os especialistas dão vários conselhos importantes a seguir na campanha “Olhe pelas suas costas”. 
São estes os quatro cuidados a ter: 

- Não fique na mesma posição durante longos períodos de tempo: deve fazer intervalos regulares e caminhar um pouco pela casa, alongando os músculos e as articulações. Não trocar de posição durante várias horas poderá tornar a coluna mais rígida e aumentar a tensão muscular;

- Tenha atenção à postura enquanto trabalha: tal como estar na mesma posição durante muito tempo, a má postura representa uma ameaça para a coluna vertebral. Mantenha as costas encostadas, a cabeça equilibrada, o olhar direcionado para a frente, os ombros relaxados, cotovelos e joelhos dobrados num ângulo de 90º e os pés apoiados no chão;

- Escolha o local da sua casa mais seguro para as suas costas: não ceda à tentação de trabalhar na cama ou no sofá, mesmo que seja apenas durante algumas horas. Opte por escolher uma cadeira com um bom apoio das costas e uma mesa que permita manter o monitor ao nível dos olhos e o teclado ligeiramente abaixo do nível dos cotovelos.

- Não corte a atividade física: mesmo em casa, é fundamental não esquecer os exercícios de fortalecimento dos músculos das costas, da região abdominal e dos membros inferiores. Se tiver apenas 10 minutos para o fazer, força! O exercício físico é o pilar da prevenção e dos tratamentos dos problemas relacionados com a coluna, por isso, qualquer atividade física é melhor do que nenhuma, existindo exercicíos muito simples que podem ser facilmente realizados em casa. Sempre que possível, faça caminhadas. Aproveite ainda para espreitar estes vídeos com exercícios que pode fazer em casa e cuidados a ter quando está sentado.

 

 

 

 

 

A campanha "Olhe pelas suas costas", lançada em 2009, é uma iniciativa que visa sensibilizar a população para a problemática das dores nas costas, alertar para as suas consequências na vida pessoal e profissional dos portugueses e educar sobre as formas de prevenção e tratamento existentes. A iniciativa tem a chancela da Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral, da Associação Para o Estudo da Dor, da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, da Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia, da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação e da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia e conta com o apoio da Medtronic.