Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Especialistas sugerem máscaras e reforço de vacinação para gripe no inverno 2021/22

Impacto da gripe comum foi residual neste inverno.

Especialistas sugerem máscaras e reforço de vacinação para gripe no inverno 2021/22

Especialistas que participaram num estudo da European Respiratory Society (ERS) consideram importante que se reforce a vacinação para a gripe comum nas pessoas a partir dos 65 no próximo inverno, e sugerem que se mantenham medidas de proteção, como máscaras, higiene das mãos e distanciamento físico, mesmo que a pandemia de covid-19 termine entretanto.

Num comunicado a que a agência Lusa teve acesso, o pneumologista Carlos Robalo Cordeiro, vice-presidente da ERS refere que a presente época gripal demonstrou "um registo de gripe quase residual", devido às medidas de isolamento, "levando a uma possível baixa de imunidade da população na próxima época gripal de 2021/22".

Será apresentado hoje um estudo, o BARI - Burden of Acute Respiratory Infections, que analisou o impacto no serviço público de saúde das hospitalizações atribuíveis à gripe ao longo de 10 épocas gripais (2008/09-2017/18), conclui que o custo médio anual por doente é de 3.302 euros, um valor que aumenta com a idade, pois os mais velhos têm normalmente outras doenças associadas.

Nos doentes com idade inferior a 65 anos e com comorbilidades este valor é de 3.485 euros e nos sem outras doenças associadas é de 2.164 euros.

Já nas pessoas com mais de 65 anos com comorbilidades o custo médio anual chega aos 4.714 euros, enquanto na mesma idade, mas sem outras doenças, o valor se fica pelos 2.204 euros.

Ainda quanto aos encargos económicos da gripe para o SNS em hospitalizações, a investigação conclui que quase metade (47%) dos 3,9 milhões de euros anuais são relativos a doentes com idade igual ou superior a 65 anos.