Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Tratou mais de 200 cangurus órfãos, libertou-os e ainda recebe a visita de alguns deles

Chegam a estar mais de um ano ao cuidado de Christie Jarrett por terem ficado sem as mães, que foram ou atropeladas ou vítimas de desastres naturais.

Tratou mais de 200 cangurus órfãos, libertou-os e ainda recebe a visita de alguns deles
Youtube/Global Heroes

São cangurus bebés que ficaram sem as mães que foram ou atropeladas ou vítimas de desastres naturais na Austrália.

No caso de Andy, de apenas sete meses, foi salvo por Christie Jarrett depois de ter perdido a mãe e ter sido atacado por um corvo. Vive atualmente na casa desta australiana envolvido numa bolsa de pano, como se ainda estivesse na própria bolsa da progenitora. 

Jarrett e o companheiro vivem numa casa rural perto da cidade australiana de Bathurst e já salvaram, acolheram e trataram mais de 200 cangurus ao longo dos últimos anos. Acabam por permanecer ao cuidado destes dois australianos longos meses até estarem fortes o suficiente para serem libertados novamente e devolvidos à natureza. 

“Ele (Andy) passou por uma pequena cirurgia e está a recuperar muito bem”, disse Jarrett à agência de notícias Reuters. Esta australiana trabalha numa escola e é voluntária há longos anos na maior organização de resgate de vida selvagem do país, a “NSW Wildlife Information Rescue and Education Service”.

 

 

“Foi uma enorme surpresa perceber como eles são humanos”, confessa Jarret. “São tão emocionais e interativos, mas não são animais de estimação, são animais selvagens.”

O pequeno Andy vai ficar pelo menos 12 a 18 meses com o casal australiano até estar pronto para voltar a viver no meio da natureza. Jarret explica que ele passa o dia todo dentro da bolsa de pano porque foi resgatado ainda na bolsa da própria mãe. 

No momento em que estão prontos para serem libertados, Jarret destranca o portão, que depois permanece aberto para que os cangurus possam entrar e sair até se sentirem seguros para irem para a natureza definitivamente. Há alguns que continuam a visitar a casa de Jarret e do companheiro muito tempo depois de terem sido libertados. 

 

Em Nova Gales do Sul a população de cangurus tem sido ameaçada. São afetados pela seca, pelos constantes incêndios florestais, mas também pelos atropelamentos de carros e camiões que passam em estradas junto às zonas onde habitam estes animais. Em 2019 a população de cangurus nesta região australiana era de cerca de 14 milhões e em 2020 esse número desceu para pouco mais de 10,5 milhões.