Benfica a 15 pontos do líder Sporting

Empate com Farense deixa "águias" a quatro pontos do SC Braga e a dois do FC Porto.

Agência Lusa
22 fevereiro 2021, 08:09

O Benfica empatou ontem à noite 0-0 na visita ao Farense e ficou a 15 pontos do líder Sporting, enquanto o Sporting de Braga ganhou ao Tondela e destronou, provisoriamente, o FC Porto do segundo lugar da Liga de futebol.

Em "queda livre", as "águias" de Jorge Jesus, que jogaram na quinta-feira em Roma com o Arsenal (1-1), para a Liga Europa, têm, à 20.ª jornada, apenas um ponto de vantagem sobre o Paços de Ferreira, quinto colocado, depois de consentirem o sexto empate -- mais uma derrota - nas últimas nove jornadas.

Os "encarnados", que ontem falharam na finalização, dispondo das melhores oportunidades, ficaram a quatro pontos do Sporting de Braga e dois do FC Porto, que esta segunda-feira visita o Marítimo.

O Farense de Jorge Costa, que vinha de um triunfo na visita ao Nacional, subiu ao 15.º lugar, com 18 pontos, os mesmos de Famalicão (16.º) e Boavista (17.º).

Antes, o Sporting de Braga bateu em casa o Tondela por 4-2 e subiu, à condição, ao segundo lugar, num desafio no qual revelou boa frescura física, apesar de ter jogado quinta-feira para a Liga Europa, perdendo, em casa, 2-0 com a Roma, do seu antigo treinador Paulo Fonseca.

Piazon (18 e 50 minutos), Ricardo Horta (40) e João Novais (42), este último candidato a um dos golos do ano, marcaram para os bracarenses, que, sobretudo na primeira parte, 'sufocaram' o Tondela, que reduziu por Souley (84) e Jaquité (90+4) e partilha o 10.º lugar com Belenenses e Nacional.

O Paços de Ferreira reforçou a sua candidatura à Liga Europa, solidificando o quinto lugar, agora com seis pontos de vantagem para o sexto do Vitória de Guimarães, que venceu por 2-1, com reviravolta.

Os vimaranenses somaram o quinto encontro consecutivo sem ganhar e sofreram a primeira derrota fora, ao 10.º jogo.

Curiosamente, foram os ex-vitorianos João Pedro e Hélder Ferreira, aos 33 e 62 minutos, respetivamente, a fazer os tentos dos pacenses, justos vencedores, respondendo ao golo do avançado colombiano Óscar Estupiñán, aos 23. 

No primeiro jogo de domingo, o Famalicão deixou o último lugar após triunfo por 1-0 na visita ao vizinho Rio Ave, com o golo único de Manuel Ugarte, aos 39 minutos, a garantir a Silas o primeiro êxito ao leme dos minhotos, que não venciam há cinco partidas.

O Rio Ave, que vinha de duas vitórias consecutivas, jogou reduzido a 10 elementos a partir dos 29 minutos, por expulsão, com vermelho direto, de Nélson Monte: com o desaire, manteve os 22 pontos, que lhe valem o nono lugar.

Estaa segunda-feira, o Marítimo recebe o FC Porto na pouca usual condição de lanterna-vermelha, enquanto os 'dragões' procuram recolocar-se a 10 pontos do Sporting antes do jogo no Dragão, na próxima jornada.