Finlandeses criam obra de arte incrível a patinar no gelo

Está a ser considerado um dos maiores desenhos feitos no gelo naquele país nórdico.

Tânia Paiva
19 fevereiro 2021, 17:46

Janne Pyykko, um artista amador que vive perto da capital da Finlândia, desafiou várias pessoas para, juntos, criarem uma obra de arte no gelo. Demorou dois dias e contou com a ajuda de 11 voluntários que foram desenhando várias formas geométricas apenas com os patins, num campo de golfe, em Helsínquia. 

As linhas “desenhadas” no gelo deram origem a um gigante padrão geométrico complexo, semelhante a uma estrela-do-mar, com seis flocos de neve à volta. A obra de arte, ainda que temporária, tem cerca de 160 metros de diâmetro e há um jornal finlandês que refere que este deverá ser o maior desenho na neve feito no país. 

O responsável pela ideia, Janne Pyykko, diz que este foi um “desafio social e visual” e contou à Associated Press que já tinha criado sozinho várias ilustrações na neve, mas com dimensões muito menores. Confessou que foi um verdadeiro desafio social porque foi capaz de inspirar e liderar todo o grupo para criarem esta complexa obra de arte.

A imagem foi criada em computador e no local o grupo utilizou cordas para medir e para ajudar a fazer os passos necessários à construção, principalmente para as manobras que tinham de ser feitas para criar as linhas arredondadas. 

 

 

O verdadeiro impacto do desenho que foi criado é visto, sobretudo, a partir de imagens aéreas e irá ficar no campo de golfe Lofkulla até ao próximo nevão ou quando os ventos fortes acabarem por passar e apagarem os traços deixados pelas pegadas.

Percorra a galeria e veja as imagens: