Ainda não tem a nossa APP? Pode fazer o download aqui.

Documentário da Rádio Comercial exibido no estrangeiro pela primeira vez

"Um Mar de Lixo" foi selecionado para ser transmitido na República Checa, numa conferência da Presidência Portuguesa da União Europeia sobre os desafios climáticos que a Europa enfrenta.

Documentário da Rádio Comercial exibido no estrangeiro pela primeira vez

O documentário “Um Mar de Lixo”, realizado pela jornalista Tânia Paiva e Tiago Mendes dos Santos (imagem) e que acompanha a maior ação de limpeza de praias em Portugal, vai ser exibido pela primeira vez no estrangeiro.

A exibição vai decorrer na República Checa e é uma das primeiras que está prevista para fora do país. Resulta de uma parceria entre a Rádio Comercial e o Camões, Instituto da Cooperação e da Lingua de Portugal que juntamente com a organização da Presidência Portuguesa da União Europeia (PPUE 2021) decidiu escolher este documentário para uma série de iniciativas que vão decorrer ao longo do ano de 2021.

No próximo dia 16 de fevereiro (terça-feira de Carnaval), o documentário da Rádio Comercial vai ser transmitido a propósito de uma conferência virtual sobre desafios climáticos que está a ser organizada pela Embaixada de Portugal em Praga, uma das ações que decorre no âmbito da PPUE 2021 e que contará com a presença do ministro do Ambiente português, João Matos Fernandes e do seu homólogo checo.

A conferência, que será à distância e de forma virtual devido à pandemia, tem como tema os “Desafios Climáticos e transição industrial e energética após a Crise: o caminho para o European Green Deal a par com a transformação tecnológica e digital e seus impactos humanos, sociais, políticos e económicos". A transmissão do documentário vai decorrer associado à plataforma de cinema documental DA.Films.

“Um Mar de Lixo” surgiu depois da equipa da Rádio Comercial ter acompanhado a associação “Brigada do Mar” ao longo de 18 dias de limpeza nas praias do concelho de Grândola, em Portugal, em maio de 2019. A equipa que acompanhou esta ação ficou impressionada com a dimensão e a quantidade de lixo encontrado, mais de 20 toneladas ao longo de 45 quilómetros entre Troia e Melides e decidiu realizar um trabalho de fundo para alertar a sociedade para este grave problema.

 

 

A "Brigada do Mar” realiza estas ações de limpeza há mais de uma década. Nos primeiros anos, nesta zona da costa portuguesa onde o documentário foi filmado, a associação recolhia o dobro do lixo que é encontrado nos dias de hoje, mais de 40 toneladas, entre garrafas de plástico, cotonetes, redes de pesca, lâmpadas fluorescentes, embalagens de iogurte, etc.

Este documentário foi nomeado em 2020 como finalista do Festival Internacional de Cinema Ambiental de Seia, o CineEco e foi distinguido com duas menções honrosas, uma do júri do Prémio Valor da Água e uma outra atribuída pelo júri do Prémio Juventude. 

Mais informação disponível na página do Instituto Camões